Notícias

Foto: Reprodução
Alimentos que combinados podem te fazer mal
28/01/2023 às 09:05
A escolha dos alimentos
Segundo Valeria Petrelli, médica cirurgiã especializada em Ginecologia, obstetrícia e Nutricionista clínica. “As combinações são importantíssimas. O alimento não é sempre igual a ele sozinho, mas varia de acordo como vem proposto, como vem cozido e como vem associado. Um exemplo: a vagem é diurética, pobre em sódio e fica muito bem associada à carne. Mas se a associamos ao peixe a soma dos sais induz a uma contração da diurese com consequente retenção hídrica. Pode também causar problemas de sono pela excessiva ativação da função da tireoide”.
Antes de decidir o que vai colocar na mesa é melhor anotar alguns conselhos para evitar decepções e surpresas. Aqui estão as nossas dicas par combinar melhor os alimentos.
Açúcares
Evitar o excesso de açúcar não é uma banalidade. Quando optamos por comer uma entrada, evitamos os pães e as frutas e também as hortaliças como as cenouras, funcho, cebola e vagem.
Isto porque, enquanto crus, eles são vegetais que tem uma ação diurética, mas cozidos transformam a frutose em glicose e tornam-se muito doces.
Se comemos um prato de massa, vagem cozida e frutas vamos ter uma carga de carboidratos espantosa.
Vegetais
O tomate vai muito bem com peixe cozido, que perdeu seu sal na água. Não vai bem com os queijos envelhecidos que devem também ser evitados em combinação com qualquer verdura crua.
Opte sempre que possível cozinhar as hortaliças ricas em ferro: chicória, espinafre, endívias, alcachofra.
Se deseja reduzir o teor de sal das verduras, o conselho é mergulhá-las em água fria e depois levá-las ao fogo.
Queijos
O queijo é mais fácil de combinar, apenas o parmesão tem um particular equilíbrio de sal. Portanto neste caso ele pode ser proposto em saladas.
A refeição diurética perfeita: 50 g de parmesão, aipo (ou espinafre cru ou couve-flor crua em carpaccio ou alcachofra crua ou vagem) e, para terminar, 50 g de pão e algumas fatias de ananas.
A regra da harmonização: os pratos e as combinações detox não funcionam se são feitas com muita frequência. O melhor é intercalar refeições normais com as especiais para manter a dieta eficaz e equilibrada.
Carnes
Com a carne, principalmente a vermelha, combine as verduras cruas.
Se a carne for branca podemos também combinar a verdura cozida, mas devemos acrescentar sempre as frutas.
Estas combinações não servem para os peixes. Com os peixes é melhor evitar as vagens e as verduras de folha cozidas (como espinafre, chicória e a acelga) para evitar o excesso de sais minerais que provocarão a retenção hídrica.
Pizza
É bom saber, a pizza é um alimento que une tanto uma boa quantidade de açúcar quanto um excesso de sal. Além do mais não podemos descartar os problemas de digestão ligados aos gazes e ao cozimento muito rápido. Portanto não é um alimento aconselhável durante as dietas de emagrecimento. Em qualquer caso não se deve associar a cerveja (álcool em geral) e frutas para não exceder os açúcares.
Sorvetes
Para quem não tem problema de glicemia alta, um bom sorvete de qualidade pode substituir o almoço.
A porção certa é de 250 g, mas atenção, se tomar um outro sorvete à tarde, reduza para evitar um excesso de açúcar.
O jantar no entanto deverá ser à base de proteínas, carne ou peixe com frutas e pouco pão.
F: Receitas sem Fronteiras.