Notícias

Foto: Reprodução

Alimentos que podem ser consumidos por quem tem intolerância à lactose

24/01/2020 às 16:20

A intolerância à lactose, também conhecida como deficiência de lactase, é a incapacidade que o corpo tem de digerir lactose – um tipo de açúcar encontrado no leite e em outros produtos lácteos.

A intolerância que atinge os humanos pode ser leve, moderada ou acentuada, e pode causar diversos sintomas não agradáveis em que consome produtos com lactose. Os sintomas de intolerância à lactose geralmente começam de trinta minutos a duas horas depois de a pessoa ingerir alimentos ou bebidas que contenham lactose. Os mais comuns são: Diarreia, náusea e, às vezes, vômitos, dores abdominais e inchaço. A intensidade dos sintomas varia de acordo com a ocasião, mas eles costumam ser amenos.

Atualmente existe um exame para detectar a deficiência de lactase, por isso é muito importante consultar um médico, realizar os exames e montar uma dieta balanceada.

Muitas pessoas que têm intolerância à lactose costumam ficar confusas em relação ao que comer. Pensando nisso, selecionamos uma lista com  alimentos que não contém lactose, e que podem ser consumidos por quem tem intolerância

  1. Tofu é um alimento produzido a partir da soja. Tem uma textura firme parecida com a do queijo, mas não contém lactose.
  2. Atualmente no mercado existem diversos produtos sem lactose. Exemplo disso é o iogurte sem lactose.
  3. Assim como o iogurte, é possível encontrar no mercado creme de leite de soja, que não contém lactose.
  4. Seguindo o mesmo padrão, atualmente existe até leite condensado sem leite, que é feito de soja.
  5. A receita tradicional do pão francês vai farinha de trigo, água, fermento, óleo e sal. O que faz com o que produto seja consumido por pessoas que tenham intolerância à lactose.
  6. O arroz é um alimentos totalmente livre de lactose.
  7. Assim como as carnes grelhadas.
  8. E os
  9. Para quem não consegue ficar sem um docinho, os chocolates amargos ou meio amargos costumam não conter leite em sua composição.
  10. A mostrada é um tempero que não contém lactose.
  11. Assim como a maionese caseira, onde vai apenas ovo e óleo.
  12. A maioria dos biscoitos integrais encontrados no mercado também não contém leite.
  13. O mesmo acontece com os pães de forma integrais.
  14. O sobá, tipo de massa alimentícia japonês feita à base de farinha de trigo sarraceno, pode substituir as massas que contém lactose.
  15. O leite de coco é uma ótima opção para quem tem intolerância à lactose.
  16. PODE CONSUMIR
  17. leite de aveia;
  • leite de soja;
  • leite de coco;
  • leite de arroz;
  • leite de amêndoas.
  1. É possível encontrar iogurtes zero lactose de vários sabores como coco, ameixa, morango, amêndoas, banana, mamão e maçã.
  2. Existem também requeijões cremosos veganos feitos com sabores como cheddar e ervas finas.

Por Kátia Beatriz