Notícias

Foto reprodução

Alimentos que você deixaria de comer se conhecesse os ingredientes. Primeira parte

17/07/2023 às 17:23

Saiba como isso acontece…

Com o crescimento da população mundial, a procura por alimentos aumentou incrivelmente e, por causa disso, a indústria alimentícia acaba abastecendo o mercado com todo tipo de produto. Nós, por desinformação ou preguiça, paramos de ler os rótulos para saber o que realmente estamos consumindo e, muitas vezes, o que tem lá dentro não vai te agradar… principalmente em alimentos baratos e de marcas pouco conhecidas.

Mas não pense que eles estão nos enganando ou vendendo produtos proibidos ou sem autorização, a maior parte dos órgão de fiscalização tem conhecimentos destes ingredientes “desagradáveis” e seu uso é autorizado! Vale salientar que nem todos os produtos contem estes ingredientes ou são fabricados de determinadas formas, isso pode variar com a marca ou o produtor.

Vamos conhecer um pouco mais destas “bizarrices alimentares”?

Brócolis

Será que é por causa disso que nem todos curtem brócolis? Este vegetal tão bonitinho que parece um bouquet costuma conter minúsculos insetos e ácaros entre suas pequenas flores. Ao que parece, é praticamente impossível evitar a presença deles, então, as agências de fiscalização preveem uma quantidade tolerável de insetos nestes vegetais, inclusive nos congelados!

Barras de chocolate

Essa notícia é, provavelmente, a que vai te deixar mais triste… Chocolate pode conter ovos e pedaços de insetos, em média, uma barra de chocolate pode ter até 8 perninhas de insetos e esta quantidade é permitida pelas agências de vigilância sanitária! Será que aquela crocância que você adora em alguns chocolates vem daí?!

Camarão

Os camarões são conhecidos como os lixeiros do mar pois comem de tudo um pouco, mas o problema não para por ai… Confira o rótulo e o país de origem dos camarões que você compra e opte por fontes confiáveis, mais uma vez, o preço baixo pode não ser seu aliado já que muitos camarões importados podem ter altos índices de pesticidas, produtos químicos e “otras  cositas más”…

Limão

Ninguém conseguiu entender a razão mas estudos comprovaram que, em restaurantes, o limão contém fezes e coliformes fecais e é o alimentos que mais contaminado nas cozinhas profissionais. Então, fique esperto e lembre-se de nunca pedir ou aceitar aquele refrigerante ou água com uma rodela de limão.

Tâmaras

Você é da turma que adora tâmaras? Pois saiba que a quantidade permitida de mosquinhas de fruta é de 10 insetos e 35 ovinhos para cada 30 gramas de tâmaras?

Tomate em lata

Os inocentes tomates pelados não são tão inocentes assim… A maioria das latas contem altos índices de BFA, também conhecido por Bisfenol A, aquele composto que produz alguns plásticos e também o epoxi e que foi tema de muita discussão há algum tempo com relação às garrafas de água e mamadeiras. De acordo com a Cook’s Illustrated, a acidez dos tomates ajuda a liberar o bisfenol das latas, então, não compre ou use se elas estiverem amassadas ou danificadas pois a situação pode ser pior ainda!

Suco de laranja engarrafado

O suco de laranja costuma perder o sabor depois que as frutas são espremidas e isso fica ainda pior com o passar do tempo, o processo de industrialização e tudo mais. Para dar novamente sabor ao suco de laranja, os fabricantes lançam mão do butirato de etila, ele pode não fazer mal, mas se você pensava em um suco fresco e natural, passou longe dele!

Queijos

Muitos tipos de queijo precisam de uma enzima para serem produzidos e esta enzima é retirada do estômago de cabras, bezerros e carneiros. Mas o pior mesmo é que eles precisam ser bebês e ainda estarem mamando para que o estômago produza a dita enzima.

Curiosidade: o coalho é um conjunto complexo de enzimas que separa o leite em coalhada sólida (que vai se tornar queijo) e soro de leite líquido. A quimosina, componente principal do coalho, é uma enzima protease que coalha a caseína do leite, além da quimosina, o coalho contém outras enzimas, como pepsina e lipase.

Orégano

Nada como uma deliciosa pizza com bastante orégano não é? Mas sabe que outras “pessoinhas”  também adoram orégano? Afídeos e ácaros! Isso mesmo, o orégano comprado normalmente vem livre deles, mas se você tem uma horta, certifique-se de lavar bem as ervas antes de consumi-las.

Jujubas e balas de goma

Essas delícias que a gente comeu tanto quando criança e talvez ainda coma até hoje também estão na lista e contem uma substância bem curiosa, a goma laca… isso mesmo, aquela velha conhecida que você encontra em esmaltes e vernizes!

A goma laca vai dar aquele brilho nas nossas queridas balinhas, mas você sabe de onde ela vem? São pequenos besouros (Kerria lacca) que se alimentam da seiva de árvores e, depois de processados formam uma resina que, refinada, se torna goma laca.

Fonte: Receitas sem Fronteiras

>>CLIQUE  AQUI E PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS DA DIFUSORA 95 NO WHATSAPP <<<<