Notícias

Foto reprodução

Alimentos que você deixaria de comer se conhecesse os ingredientes. Segunda parte

18/07/2023 às 17:23

Saiba como isso acontece…

Com o crescimento da população mundial, a procura por alimentos aumentou incrivelmente e, por causa disso, a indústria alimentícia acaba abastecendo o mercado com todo tipo de produto. Nós, por desinformação ou preguiça, paramos de ler os rótulos para saber o que realmente estamos consumindo e, muitas vezes, o que tem lá dentro não vai te agradar… principalmente em alimentos baratos e de marcas pouco conhecidas.

Mas não pense que eles estão nos enganando ou vendendo produtos proibidos ou sem autorização, a maior parte dos órgão de fiscalização tem conhecimentos destes ingredientes “desagradáveis” e seu uso é autorizado! Vale salientar que nem todos os produtos contem estes ingredientes ou são fabricados de determinadas formas, isso pode variar com a marca ou o produtor.

Vamos conhecer um pouco mais destas “bizarrices alimentares”?

Cereais

A maioria dos alimentos que consumimos tem conservantes, alguns naturais outros nem tanto assim e este é o caso de alguns cereais que contem BHT, um conservante autorizado, mas não muito “católico” que serve para evitar que o óleo vegetal estrague. Que tal verificar o rótulo antes de comprar?

Refrigerantes

Há algum tempo um boato se espalhou pela Internet com relação às trágicas consequências do consumo de corante “Amarelo 5”, dentre eles diminuição da contagem de espermatozoides e redução dos testículos. Já ficou provado que isso não é verdade, mas independente disso, estas bebidas contem um absurdo de açúcar, corantes, conservantes, todos pouco saudáveis.

Manteiga de amendoim

Mais uma vez essa notícia vai te cortar o coração! Isso mesmo, a manteiga de amendoim tão amada por nós está na lista e sabe por causa de que ingrediente secreto? Pelo de roedores, isso mesmo, a agência de fiscalização americana permite até 1 pelo de roedor em cada 100 gramas do produto. Pra mim, meio pelo já seria demais! 😀

Vinho

O vinho também não tem nenhum ingredientes obscuro, a não ser para os veganos! Alguns produtores de vinho usam clara de ovos para deixá-lo mais límpido e isso é um costume bem antigo. Sabe porque os doces portugueses costumam ter tanta gema? Isso mesmo, porque a clara era usada na fabricação dos vinhos! 

Pipoca de micro-ondas

Independente dos conservantes, aromatizantes e do excesso de sal (e sódio) que elas contém, o problema maior mesmo é a embalagem. Algumas são protegidas por um anti-aderente que evita que pipoca grude nela e, há várias décadas esta substância foi associada a sérios problemas de saúde. Deixa de preguiça e faz a pipoca no fogão que é muito mais saborosa e saudável!

Abacaxi em conserva

Como se já não bastasse a quantidade absurda de açúcar encontrada nas frutas em calda enlatadas, o abacaxi pode conter até 20% de mofo na sua constituição… Que tal comer a fruta fresca que, além de mais saudável, é muito mais saborosa?

Donuts

Lindos, cheirosos e brilhantes! Isso mesmo, brilhantes e aí está o problema, o brilho vem de cera de carnaúba! Ela não é tóxica nem causa nenhum problema, mas quando pensamos que ela também serve para encerar o chão, está presente na graxa de sapatos e em cosméticos, parece estranho comê-la, não?

Canela

Você ama aquela torta de maçã com canela? Ou prefere aquele arroz doce salpicado dela? Pois é, você pode estar levando um tempero a mais que não fazia ideia… As vigilâncias sanitárias toleram a presença de fezes de animais na canela, acreditamos que, por se tratar de casca de árvore, eles achem normal e difícil retirar todas as impurezas que elas contem.

Margarina

Reza a lenda que a margarina está a apenas uma molécula de se tornar plástico… isso nunca foi comprovado, mas, na dúvida, melhor comer manteiga, não é?! Sem contar todos os conservantes e aditivos que a margarina contem, na sua próxima ida ao mercado (ou naquela visita noturna na sua geladeira), leia os ingredientes da margarina, provavelmente você vai desistir de comê-la!

Sorvete de baunilha

Esta notícia também não vai te agradar! Existe um produto natural cujo sabor tem notas de baunilha e de framboesa e costuma ser usado para aromatizar sorvetes, trata-se do castóreo…

Até ai, tudo bem, mas você faz ideia do que seja isso? Pois é a secreção que impermeabiliza a pele dos castores e a gente prefere não te contar de onde ela sai e o que mais ela pode conter!!!

Doces e balas vermelhos

Nada mais sedutor que uma bala ou um doce bem vermelho e não é segredo para ninguém que são corantes que dão este tom tão encantador. Na maior parte das vezes o corante é o Carmim, também conhecido nas embalagens por Vermelho Natural 4.

Ele é realmente natural, mas vem da barriga das fêmeas de besouros africanos… Curtiu ou vai parar de comer balinhas vermelhas?

Molhos para salada

Ninguém pode negar que um bom molho faz toda diferença em uma salada, ela se transforma! Mas, como você pode imaginar, alguns destes molhos industrializados também escondem pequenos “monstrinhos” em seus ingredientes: entre eles, o dióxido de titânio também presentes em tintas, esmaltes e filtros solares, ele é responsável pela cor branca dos produtos.

Outro produto que costuma ser encontrado nos molhos é o propilenoglicol e/ou o polietilenoglicol que impede o congelamento em países frios… Lembra da cerveja que andou matando pessoas aqui no Brasil por causa deste produto? Em quantidades pequenas, ele é autorizado, mas é melhor evitar, não é?

Fonte: Receitas sem Fronteiras

>>CLIQUE  AQUI E PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS DA DIFUSORA 95 NO WHATSAPP <<<<