Notícias

Foto reprodução

Alimentos que você deixaria de comer se conhecesse os ingredientes. Ùltima parte

19/07/2023 às 17:22

Saiba como isso acontece…

Com o crescimento da população mundial, a procura por alimentos aumentou incrivelmente e, por causa disso, a indústria alimentícia acaba abastecendo o mercado com todo tipo de produto. Nós, por desinformação ou preguiça, paramos de ler os rótulos para saber o que realmente estamos consumindo e, muitas vezes, o que tem lá dentro não vai te agradar… principalmente em alimentos baratos e de marcas pouco conhecidas.

Mas não pense que eles estão nos enganando ou vendendo produtos proibidos ou sem autorização, a maior parte dos órgão de fiscalização tem conhecimentos destes ingredientes “desagradáveis” e seu uso é autorizado! Vale salientar que nem todos os produtos contem estes ingredientes ou são fabricados de determinadas formas, isso pode variar com a marca ou o produtor.

Vamos conhecer um pouco mais destas “bizarrices alimentares”?

Carnes em geral

No caso das carnes, o primeiro problema acontece com a maioria delas (frango, porco, peixes, carne bovina…) e trata-se simplesmente de ganhar dinheiro fácil de maneira desonesta, os fabricantes injetam água na carne para que ela fique mais pesada. Você paga mais caro e leva muita água e, para piorar, água com sal que as torna ricas em sódio, prejudicial à sua saúde.

Outro problema com as carnes, mas neste caso, das carnes vermelhas, é a presença de monóxido de carbono que é usado para manter a cor vermelha delas. Ele é usado em pequenas quantidades e não faz mal, mas se ele mantem a carne vermelha e um dos indícios de que a carne não é mais adequada para consumo é a perda da cor vermelha, como saber se a carne está fresca? Nossa dica, recorra ao cheiro e a textura e evite carnes congeladas.

Bolos

Bolo = farinha, ovos, leite, açúcar, manteiga, fermento… não é isso que você tem em mente?

Bom, para um bolo caseiro sim, mas a maioria dos bolos comprados tem pelo menos um ingredientes que não vai te agradar. Estamos falando da L-cisteína, o nome até parece simpático, mas talvez você ache meio estranho saber que ela vem de cabelo humano e penas de aves e parece que isso dá mais sabor aos bolos! Servidos?

Caviar

Chique, carésimo e muito bom para impressionar seus convidados até que você fica sabendo que alguns deles podem conter um ingrediente perigoso, o bórax! Ele serve para conservar as ovas de peixe e, por ser proibido pela ANVISA, acaba chegando nas prateleiras às escondidas. Na embalagem, procure por E285 e não compre qualquer alimento que o contenha!

Linguiça

A linguiça é um produto de origem animal, normalmente feita de carne de porco moída, temperos e ervas e fica contida por uma membrana também de origem animal, a tripa do porco.

Mas algumas linguiças, até por uma questão de preço e praticidade optam por uma “tripa” artificial que pode ser feita de celulose ou plástico! Fique atento, linguiças de qualidade devem ter 100% de produtos naturais.

Sorvetes e balas de framboesa

Aqui também vamos falar do castóreo, a tal secreção do bumbum do castor que serve de impermeabilizante e tem aroma de baunilha e framboesa! O bichinho deve ser cheiroso!

Queijo ralado

Você já reparou que se você ralar o queijo em casa e guardar o que sobrou, ele acaba grudando, formando gruminhos? Isso também pode ser visto em algumas marcas e é sinal de que o queijo não contem este ingredientes surpresa. Para que o queijo ralado fique sempre soltinho, algumas marcas acrescentam celulose obtida da polpa a madeira. Não faz mal, mas é estranho pensar que tem “madeira” no queijo!

Farinha branca

Isso não acontece com a maior parte das farinhas disponíveis no mercado, mas sempre que for comprar uma marca nova, verifique os ingredientes e certifique-se de que ela não contem gás de dióxido de cloro, ele é usado para deixá-la bem branquinha. Este gás, se respirado em grandes quantidades pode causar doenças pulmonares. Não é o caso da farinha, mas é melhor evitar.

Sopa instantânea

Na hora da pressa, quando vem aquele dia mais frio, a gente acaba recorrendo à uma sopa instantânea, não é? Mas você já sentiu como se alguma coisa não tivesse dissolvido bem, um crocante? Pois é, ela se dissolveu bem sim, o que não vai se dissolver nunca é a areia que ela pode conter para evitar que os demais ingredientes fiquem empedrados. Não há nada de errado ou de perigoso nisso, mas é estranho!

Leite desnatado

O leite não esconde nada de realmente ruim, mas não é agradável pensar que podemos estar sendo enganados com relação aos ingredientes deles. Alguns leites são feitos com leite em pó e água e isso nem sempre é dito na embalagem. Como dissemos, não faz mal tomar leite em pó, mas ele perde um pouco do charme e do frescor!

O mesmo pode acontecer com barras de chocolate, algumas, para reduzir os custos, usam leite em pó no chocolate e é por isso que ele fica com uma textura arenosa, ao invés de cremosa.

Arroz

Não é comum, nem acontece de propósito, é um processo natural, o arroz pode, simplesmente, absorver arsênico do ambiente e você vai acabar consumindo esta substância nada recomendada. Mas não se preocupe, caso isso aconteça, as quantidades são ínfimas e não vai te fazer mal.

Nuggets de frango

Como é o caso dos cereais, os nuggets contém TBHQ que é o tal conservante que impede que o óleo de fritura estrague. Ele é um antioxidantes permitido em pequenas quantidades, mas não é benéfico para nós em grandes quantidades, então, melhor evitar, não? Faça seus nuggets em casa, eles são mais gostosos e mais saudáveis!

Salada Caesar

Se você é da turma que odeia peixe mas adora uma salada caesar, você é a incoerência em pessoa! Se você é vegetariano ou vegano e pede para tirar o frango da salada achando que ela atende suas expectativas, enganou-se! O molho da verdadeira salada caesar é feito com anchovas, aquele peixinho com sabor forte e que vai muito bem nas pizzas!

Gelatina

Colorida, doce e saborosa, a gelatina tem cara de inocente, mas o que está por trás desta delícia são carcaças de animais. Isso mesmo, o colágeno que faz a gelatina endurecer é retirado da pele, dos ossos e das articulações de animais. Mas não se preocupe, se você achou isso horrível e nunca mais vai querer comer gelatina, use o agar-agar, uma “gelatina” feita de algas marinhas.

Cogumelos em conserva

Cogumelos são fungos que crescem no chão ou em locais apropriados para o cultivo em grande escala e, no caso de cogumelos em conserva, a FDA, a agência americana de alimentos autoriza a presença de vermes e ácaros nos potes/latas. A verdade é que é pouco provável que eles estejam lá, mas dá pra acreditar que são autorizados?

Cerveja

Mais uma vez, atenção aos vegetarianos e veganos! Algumas marcas de cerveja usam, na fermentação dela, um produto de origem animal, a ictiocola, oriunda da barriga dos peixes. Aposto que, da próxima vez que você tomar uma cerveja, vai lembrar da ictiocola e sentir gosto de peixe, mesmo que ele não exista!

Chicletes

Sabe o que dá aquela textura macia e mastigável da goma de mascar? A lanolina, isso mesmo, aquela que você encontra em muitos xampus e é, nada mais nada menos que uma espécie de óleo que sai dos poros das ovelhas e fica na lã delas. Sinistro!

Marshmallows

Como as gelatinas, os marshmallows também são feitos com o colágeno obtido das carcaças de animais…

Molho Worcestershire (Molho inglês)

Quem não curte o sabor do velho conhecido molho Worcestershire, molho inglês para os íntimos? O que talvez você não saiba é que os verdadeiros molhos são feitos com anchovas fermentadas no vinagre e essa fermentação pode durar até um ano e meio!

Pão de forma

Mais uma vez a conhecida L-cisteína entra em ação para conservar o pão de forma, aquele conservante feito de cabelo humano dissolvido em ácido… agora você entendeu porque ele dura muito mais do que o pão que você prepara em casa?

Mel

Mel! Uma delícia super saudável, mas você sabe de onde ele vem? Das abelhas, é claro, mas como elas o produzem é outra história. As nossas amigas possuem dois estômagos e um deles é o responsável pela produção do mel que é “vomitado” por elas dentro dos favos e se transforma em mel!

Você pode achar sinistro, mas é um dos processos mais puros e higiênicos da natureza e a colmeia é um ambiente absolutamente estéril. Então, nada de achar estranho, continue comendo mel porque ele é ótimo para saúde.

Fonte: Receitas sem Fronteiras

>>CLIQUE  AQUI E PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS DA DIFUSORA 95 NO WHATSAPP <<<<