Notícias

Alto comando dos Bombeiros fala sobre planejamento estratégico da região

28/06/2018 às 11:19

No dia 12, de junho de 2018, na cidade de Patos de Minas, o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), Coronel Cláudio Roberto de Souza, e o Prefeito de Patos de Minas, José Eustáquio Rodrigues, assinaram o protocolo de intenções referente à elevação da 4ª Companhia Independente de Bombeiro Militar à categoria de Batalhão. O documento define alguns termos que a cidade de Patos de Minas e o Estado devem cumprir para a efetiva implantação do Batalhão naquele Município. No evento, que contou com a presença de autoridades civis e militares, o Governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, assinou o despacho governamental que, embasado no protocolo, também prevê a elevação da 4ª Cia Independente em Batalhão.

Pra falar sobre as mudanças organizacionais promovidas na unidade dos Bombeiros e os reflexos dela para a região, na última quarta-feira (20) também de junho, nos tivemos a oportunidade de receber nos estúdios da Difusora 95, o coronel Manoel dos Reis Morais, comandante do 2º Comando Operacional de Bombeiros, o 2º COB sediado em Uberlândia, na oportunidade quando falávamos da instituição, Coronel Morais dizia que a futura elevação faz parte do planejamento estratégico do CBMMG, que visa à ampliação da instituição em todo o estado. Na entrevista concedida ao programa Rádio Comunidade, Coronel Morais, disse que atualmente o Corpo de Bombeiros está presente em 69 municípios mineiros, por meio de Postos Avançados, Pelotões, Companhias e Batalhões.

O Coronel explicou ainda que caso se conclua a elevação da Companhia dos Bombeiros de Patos, visto que como informamos, aquela unidade terá que cumprir algumas etapas para tal, automaticamente haverá a criação de uma nova Companhia na região. A notícia deixou muita gente de Patrocínio feliz, pois se tivermos o 3º Pelotão dos Bombeiros de Patrocínio elevado, ganharemos em infraestrutura para a instituição, e podemos dar adeus a pelo menos boa parte dos problemas que a nossa unidade passa atualmente, entre os principais, a falta de militares, situação comum em quase todas as unidades dos Bombeiros em Minas, mas premente no Pelotão local. Diante a falta de Bombeiros no 3º Pelotão, o comando local, acaba tendo que priorizar atendimentos, por falta de efetivo.

Mas esse sonho da elevação não é tão fácil assim, pois, o mesmo passa primeiramente pela potencia dos lideres políticos que o município possui, isso porque a nossa região ela é composta por três Pelotões, sendo o de Patrocínio, o de Unaí e o recém criado, o de Paracatu.

Coronel Morais disse na entrevista que os três têm o mesmo direito de receber a elevação. Mas, o comandante deixou nas entrelinhas que o prestigio político, pode a priori diferenciar um município do outro. Se formos fazer uma analise de prestigio político, vamos perceber que é algo que Patrocínio vem perdendo ano a ano, mas nos últimos meses a cidade tem melhorado um pouco o seu reconhecimento perante a lideres políticos, com a eleição do prefeito Deiró Moreira Marra, primeiro que ele foi deputado estadual, e saiu desta instância para assumir a Prefeitura de Patrocínio, e por lá (na Assembleia Legislativa de Minas Gerais – ALMG) fez vários contatos o que o dá vantagens sobre muitos outros prefeitos de Minas, pois ele sabe bem o “caminho das pedras” que neste caso é o Governador do Estado, o que encurta a distância entre a cidade e a elevação do 3º Pelotão dos Bombeiros de Patrocínio em Companhia. Agora resta saber se ele vai querer trabalhar para isso, mas diante ao espírito arrojado e dinâmico que Deiró Marra tem, estamos na torcida e acreditando, que desta vez, Patrocínio, vai sair na frente politicamente, e ter a elevação do Pelotão em Companhia dos Bombeiros Militar de Patrocino. Estamos, e estaremos na torcida por isso!

Quanto ao terreno onde o 3º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Patrocínio funciona como todos sabem é uma área que pertence ao Ceasa-MG. E não é novidade pra ninguém que volta e meia, se ouve a informação de que o Ceasa está requerendo a posse do terreno, mas, parece que a coisa está prestes a ser solucionada, e ter um final feliz. A boa noticia foi dada pelo comandante da Companhia de Patos, major Ricardo Marisguia, que também esteve na última quarta-feira dia 20, na entrevista concedida pelo alto comando dos Bombeiros na região, nos estúdios da Difusora 95. Segundo informou Marisguia, as tratativas para a solução deste impasse estão com os dias contados, para uma cessão, ou seja, doação oficial do terreno, para uso do Governo de Minas, através dos órgãos de segurança pública que do terreno usufruem hoje, em especial o 3º Pelotão dos Bombeiros.

Agora com a possível elevação do Pelotão de Patrocínio em Companhia, haverá outra briga, que o Jornalismo do Grupo Difusora de Comunicação até já alerta, “ser política”, e que desta vez não é de Patrocínio, e sim dos prefeitos de Monte Carmelo e São Gotardo, pois ambos poderão pleitear a instalação de um Pelotão dos Bombeiros, visto que o de Patrocínio ficará disponível, assim esperamos, pois nós aqui teremos no mínimo uma Companhia.

Bem, fica a dica a esses lideres políticos, e volto a dizer, aquele que tiver o maior prestigio, com certeza vai levar a instituição (Pelotão), para seu município.

José Antonio/Grupo Difusora de Comunicação