Notícias

Foto: Reprodução

Ano de 2021 houve uma redução na exportacão do café por questões de logística

24/01/2022 às 14:40

O Brasil exportou 40,372 milhões de sacas de 60 kg de café em 2021,  uma queda de 9,7% em relação a 2020 porém em receita,  as vendas cresceram em 10,3%, segundo o relatório do Conselho dos Exportadores do Brasil – CECAFÉ.

Em entrevista à Difusora 95 FM, o superintendente da Expocaccer, Simão Pedro de Lima, disse que esses números são expressivo, comparado ao ano anterior que ficou abaixo em torno de três milhões de sacas.

De acordo com Simão, o Brasil exportou menos, por questões de ordens de logística, falta de container, falta de espaços nos navios, e tudo isso se agravou devido a pandemia causada pela Covid-19 que dificultou ainda mais o transporte internacional.

As exportações não estão ligadas diretamente a bienalidade, se a safra é alta ou baixa, as exportações tendem a se manter no mesmo patamar.

Ainda de acordo com Simão, o mês de dezembro foi um pouco melhor do que os outros meses do ano, não pelas condições que melhoraram nas questões logísticas e sim porque teve um fluxo melhor de espaço e mais container.

Sendo assim o embarque de dezembro ficou na casa de café verde, em torno de 2,700 milhões de sacas, um número razoável a normalização dessa questão logística, provavelmente no mês de abril tenha um melhor fluxo logístico para os embarques de café.

Texto: Rosa Machado/ Grupo Difusora
Reportagem: Filipe Rodrigues/ Difusora 95