Notícias

Antigo Centro Regional Viva Vida se prepara para receber pacientes com Covid-19
06/07/2020 às 13:08
A equipe de jornalismo da Difusora 95 foi até o Antigo Centro Regional Viva Vida, nesta segunda-feira (06), local que está sendo organizado e preparado para atender aquelas pessoas que possam vir a precisar de tratamento para a Covid-19 em caso de superlotação dos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) da Santa Casa e Med Center.
O secretário municipal de saúde, Luiz Eduardo Salomão explicou que foram credenciados 21 leitos clínicos na Santa Casa junto ao Ministério de Saúde. Os leitos clínicos são destinados a pacientes que não apresentaram evolução para uma piora do caso, àqueles que correspondem aos sintomas gripais mais leves.
“Nós temos 14 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sendo nove na Santa Casa e cinco leitos no Med Center, também credenciados no Ministério da Saúde”, completou o secretário. Ele destacou ainda que, não se pode negar atendimento a pacientes que residem em outros municípios, mas que é possível fazer uma gestão dos leitos por meio de um monitoramento dos leitos das cidades pertencentes à macro e microrregião de Patrocínio.
Sobre a estrutura do Hospital de Campanha que está sendo preparada, o diretor clínico do Pronto Socorro Municipal, Dr. Pedro Lulli, disse que o local conta com dois leitos de semi-UTI, que são basicamente munidos de respiradores, caso necessite entubar o paciente, monitores para controlar a frequência cardíaca, saturação e batimento cardíaco do paciente.
“Temos três leitos também de serviço com fisioterapeuta para fazer a ventilação não evasiva. Separação de camas, conforme os protocolos do Ministério da Saúde. Seguindo o distanciamento entre os leitos, a separação de quartos para pacientes confirmados ou em estado grave daqueles que apresentam suspeitos ou sintomas leves. Tudo isso para que não corra o risco de coinfecções, tanto de profissionais quanto dos pacientes”, completou o médico.
Durante a visita, o secretário municipal de saúde ressaltou que apesar do aumento no número de casos no município, a margem está dentro do cenário mapeado pela equipe de saúde e Comitê de Enfrentamento à Covid-19 em Patrocínio. De acordo com o secretário, os cálculos esperados eram de que até o fim da 27ª semana – última sexta-feira (03), houvesse 350 casos, sendo o registrado, 169 casos.
Dr. Pedro enfatizou que o processo da Covid-19 é de contaminação e imunização natural que vai acontecer, até que desenvolvam a vacina. Segundo o médio, tudo isso é esperado e que é preciso estar preparados para os casos mais graves. “Peço a população que mantenha o isolamento social, façam a higienização das mãos, usem máscaras e evitem aglomerações, tudo isso para tentar prevenir a contaminação e o agravamento da doença na cidade”, concluiu o profissional da saúde.
- Foto: Cristiane Andrade
Fotos: Cristiane Andrade
Texto: Cristiane Andrade/ Grupo Difusora
Reportagem: José Antonio/ Difusora 95






















