Notícias

Foto: Maria Clara Alves

Anvisa recomenda que a aplicação da vacina Astrazeneca em gestantes seja suspensa

13/05/2021 às 15:33

Na última segunda-feira (10) a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, recomendou que fosse suspensa a aplicação da vacina Astrazeneca/ Fiocruz em grávidas e puérperas. Isso ocorreu após uma gestante, de 35 anos, do Rio de Janeiro, falecer e associarem com a vacina citada.

O caso ainda está sendo investigado pelo órgão, no entanto, o Ministério da Saúde informou que a vacinação de grávidas será restrita somente às mulheres com comorbidades e devem receber somente as vacinas Coronavac e Pfizer. Essa determinação será válida até que as análises sejam concluídas.

Durante entrevista à Difusora 95 FM, a coordenadora de atenção à saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Patrocínino, Fabiana Bustamante, relatou que em Patrocínio não houve nenhum incidente com a aplicação da Astrazeneca em gestantes. No entanto, os membros da pasta aguardam novas orientações da Anvisa.

“A Anvisa suspendeu toda a vacinação das gestantes e puérperas, eles não sabem ainda como é que vai ficar a questão da segunda dose, uma vez que ainda vai demorar até aproximadamente 90 dias, elas vacinaram semana passada. Então, nós vamos aguardar o que o órgão vai nos passar”.

Texto: Maria Gabriela Rabelo/ Grupo Difusora
Reportagem: Filipe Rodrigues/ Difusora 95