Notícias

Foto: Gilber Barros

APAC de Patrocínio agora conta com ala destinada para a recuperação de detentos

25/06/2020 às 16:41

Foi inaugurada nesta quinta-feira (25) uma ala para detentos em recuperação da APAC de Patrocínio. A partir de uma parceria da entidade com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) ocorreu a viabilização do novo espaço.

De acordo com o desembargador e presidente do TJMG, Nelson Messias, a ressocialização dos detentos na APAC tem resultados mais positivos se comparada à recuperação dos presos de penitenciárias.

“Em uma execução penal como ocorre na APAC, o índice de reincidência não chega a 15%, e quando há [reincidência], ocorrem crimes não violentos. No sistema comum, a reincidência chega a 80%”.

Outro fator citado pelo desembargador diz respeito às despesas que o estado tem para manter os reclusos nestes espaços. “O recuperando da APAC custa um terço se comparado ao preso comum”, contou.

Para Nelson, na APAC o detento tem oportunidades como a de estudo, aprendizagem de profissões, e segundo ele, muitos até saem formados.

“Entendemos que a execução penal humanizada é extraordinariamente eficiente para a sociedade, para o recuperando e para a sua família”.

Natural de Patos de Minas, o desembargador afirma que o trabalho desenvolvido pela APAC de Patrocínio tem sido muito bom. “Eu devia essa visita a Patrocínio. Encontrei uma APAC bem estruturada e vamos estruturá-la ainda mais. Vamos providenciar recursos para cobrir e fazer a quadra da APAC. Já disponibilizamos a padaria para que os recuperandos possam consumir aquilo que produzem”, finalizou.

Fotos: Gilber Barros

Texto: Fernando Cássio/Difusora 95
Reportagem: Nilton César