Notícias
APAC de Patrocínio realiza curso de formação de voluntários
06/07/2021 às 10:29
A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) de Patrocínio tem realizado diversos trabalhos sociais para a sociedade e oferece, a partir de 12 de julho até 9 de agosto, o Curso de Formação de Voluntários do Método APAC.
A instituição trabalha com reinserção social de pessoas condenadas pelo sistema jurídico no município. “Este curso é muito importante, pois é uma oportunidade da sociedade em geral conhecer essa entidade que tanto ajuda na inserção dos recuperandos. Muitas pessoas não conhecem nosso trabalho e muito menos a estrutura”, afirmou a presidente da APAC de Patrocínio, Cleusa Maria Silva.
“Essa instituição tem o propósito de proteger a sociedade, de socorrer as vítimas e promover a justiça. Este curso contribuirá para que as pessoas entendam que a APAC é um local de valorização humana, que oferece condições para os recuperandos, os condenados contribuírem na construção de uma sociedade mais justa”, explicou Cleusa.
Com ajuda dos voluntários, os recuperandos da APAC realizam diversos projetos para o município, dentre pintura de escolas públicas, produção de materiais de construção, reforma de móveis, artesanato para decoração de festas infantis e de casamento, crochê, entre outras. “Temos também uma padaria, em que estão se aperfeiçoando, estão fazendo um pão muito gostoso. Daqui a pouco nós vamos poder vender para a sociedade. Estamos aperfeiçoando nas quitandas, nos salgados também”, contou a presidente.
Alguns dos recuperandos da APAC também estão inseridos no ensino superior. Há quatro internos cursando Empreendedorismo, um cursando Logística e outro Serviços Jurídicos, todos pelo método de EAD. E no início da pandemia os recuperandos também trabalharam na confecção de máscaras que foram distribuídas à sociedade. “Estamos um pouco parados, mas vamos voltar a fazer a construção de máscaras. Fizemos bastante máscaras aqui, doamos para a cidade de Patrocínio, para cidades vizinhas, para o Tribunal de Justiça, que veio aqui em Patrocínio e de uma vez eles levaram mais de 8.000 máscaras confeccionadas pelos recuperandos da APAC “, disse Cleusa.
“Isso tudo é uma situação de volutnários ajudando e funcionários também ajudando nessa missão”, finalizou.
Para realizar o curso e ser voluntário na APAC é preciso ter mais de 18 anos de idade. E a inscrição deve ser realizada na sede da instituição, que fica na Rua Doutor Vicente Soares, 100, no bairro Marciano Brandão.
Mais informações pelo telefone (34) 3832 2408.
Texto: Thais Busqueiro/Grupo Difusora
Reportagem: Nilton César/Difusora 95