Notícias

APAC está iniciando curso de mecânica básica para internos
21/06/2016 às 11:25
No dia 11 de junho, a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Patrocínio, completou 20 anos de fundação e nesta terça-feira (21), foi apresentado mais um curso que será ministrado aos internos que buscam a ressocialização para serem inseridos no mercado de trabalho.
A instituição já desenvolve várias atividades para os assistidos como forma deles buscarem fonte de renda e também uma nova fase da vida de acordo com o gerente administrativo da APAC local, João Geraldo da Silva. Ele acredita que a preparação dos recuperandos é muito importante para que eles possam buscar novos horizontes.
Através de parceria firmada com a ONG, Minas Pela Paz, está sendo iniciado o curso de mecânica básica que será ministrado através do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), quando o instrutor Moacir Vieira, do SENAI de Betim estará ensinando os conceitos básicos nas áreas de mecânica de freios, suspensão e manutenção primária.
O primeiro presidente da APAC em Patrocínio, o cafeicultor, José Carlos Grossi destacou a melhoria dos serviços prestados, hoje pela instituição que dão oportunidades na recuperação das pessoas que estiveram envolvidas com a criminalidade. Para ele houve uma evolução muito grande desde a fundação vinte anos atrás onde a unidade é uma das referências no Estado.
A presidente da APAC, Cleuza Maria Silva acredita que esses cursos que são feitos em parceria com o SENAI são muito importantes, pois vislumbra novos horizontes para os recuperandos. Ela espera que novos conteúdos sejam implantados para ampliar o conhecimento deles.
A Juíza de Direito da Comarca de Patrocínio, Ana Régia Chagas sabe da importância desse tipo de trabalho com os detentos. A magistrada lembrou que os recuperandos precisam ser inseridos no mercado de trabalho de forma digna e que eles possam ter ofertas de emprego tão logo deixem o sistema prisional através dessas parcerias.
Enéas Alessandro da Silva Melo, gerente de projetos da ONG Minas Pela Paz, ressaltou que a instituição trabalha nessas parcerias com as APACs desde 2009. Ele frisou que o curso que está sendo ministrado em Patrocínio tem a chancela da montadora Fiat onde os assistidos poderão além de ter um emprego, criarem suas próprias oficinas.
Renato Oliveira