Notícias

Foto: Johnny Pires

APAE realiza serviços gratuitos de dispensação de órteses e próteses em Patrocínio e região

30/07/2021 às 14:52

Desde 2018, a APAE de Patrocínio é habilitada como Centro Especializado de Reabilitação Física e Intelectual (CER 2), prestando serviços gratuitos à comunidade em ambas as especialidades.

Dentro dos serviços da especialidade física, é realizada a dispensação de órteses e próteses moleculares, como cadeiras de rodas adaptadas e motorizadas, cadeiras de banho calçados ortopédicos e palmilhas, órteses para as mãos, punhos pernas e pés, membros superiores e inferiores, coletes e adaptações.

Na especialidade intelectual, são oferecidos serviços de psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, assistência social e também vários atendimentos médicos de neurologia, ortopedia, psiquiatria e neuropediatria. Todos os serviços e equipamentos são realizados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Quem necessitar dos serviços da APAE, seja na especialidade intelectual ou na especialidade física, basta procurar o posto de saúde do bairro e pedir para ser encaminhado para a APAE. O posto envia esse encaminhamento para a junta reguladora do município e a junta manda para a APAE, onde a gente chama o paciente para a avaliação”, explicou Cláudia Nunes, diretora da instituição educacional.

“O serviço é muito rápido, você vem um mês para a medição e no outro mês já é a entrega do equipamento. Então, todos que necessitarem, esse serviço está sendo oferecido de forma totalmente gratuita, são equipamentos de excelente qualidade, basta procurar posto de saúde do seu bairro”, continuou Cláudia.

A dispensação de órteses e próteses é feita para toda microregião de Patrocínio, atendendo Abadia dos Dourados, Douradoquara, Grupiara, Iraí de Minas, Estrela da Sul, Coromandel, Monte Carmelo e Romaria.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone  3839 9650.

Texto: Thais Busqueiro/Grupo Difusora

Reportagem: Nilton César/Difusora 95