Notícias
Após 10 meses do diagnóstico de Covid-19, professor Cláudio Alcântara morreu na manhã deste domingo devido a complicações
30/01/2022 às 12:14
O professor, ex-secretário de Ação Social e ex-vereador, Cláudio Eustáquio De Alcântara de 52 anos, é mais um membro da comunidade patrocinense que perdeu a vida em decorrência de complicações no organismo diante a infecção pelo novo coronavirus, que culminou inicialmente com a Covid-19, e posteriormente com um quadro grave de leucemia.
Professor Cláudio deu entrada no dia 26 de maio de 2021 no Hospital Santa Casa de Patrocínio após apresentar sintomas graves da Covid-19.
Na instituição chegou a ficar por quase seis meses internado, sendo 88 dias na Unidade Tratamento Intensivo – UTI – Covid da instituição e logo após ficou por alguns meses se recuperando no quarto da Santa Casa.
Em 17 de setembro, Cláudio Alcântara obteve alta médica e após muita alegria tanto da equipe médica quanto dos familiares, voltou para a sua casa, onde aproveitou ainda em reabilitação das sequelas obtidas pós a Covid-19 no seio familiar.
Após mais de três meses em casa, Cláudio, no final de dezembro de 2021, voltou a adoecer e exames de sangue detectaram que ele havia desenvolvido um quadro grave de leucemia, o que o fez se hospitalizar novamente, desta vez no Hospital Nossa Senhora de Fátima em Patos de Minas.
Para o seu tratamento, uma campanha chegou a ser feita pelos familiares e amigos, junto à imprensa de Patrocínio, visando levar doadores até a cidade de Patos para doação de sangue, visto que em Patrocínio, não há um espaço apropriado para a coleta de sangue.
Segundo o que informou um familiar do professor, a Reportagem do Grupo Difusora de Comunicação na manhã deste domingo dia 30 de janeiro, a leucemia desenvolvida por Cláudio, poderia sim se manifestar em algum momento de sua vida, mas, pode ter sido antecipada em decorrência das complicações que a Covid-19 causaram em seu organismo.
Internado desde o final de dezembro na unidade de saúde em Patos de Minas, professor Cláudio, não resistiu à doença e morreu pouco depois das 09h da manhã deste domingo dia 30 de janeiro. Na noite de sábado, a família de Alcântara já havia sido notificada de sua morte cerebral após exames diagnosticarem a situação.
Cláudio Eustáquio de Alcântara nasceu em Patrocínio em 29 de maio de 1969, e tinha 52 anos de idade. Formado em matemática, o professor lecionou em vários educandários da rede estadual de ensino em Patrocínio. Amante de política, na comunidade entre os anos de 2005 e 2008, na gestão a época do prefeito Júlio Elias, ocupou o cargo de secretário municipal de Ação Social, o que o projetou em 2009, ao cargo de vereador em Patrocínio, na Legislatura de 2009/2012.
Ao término da Legislatura, não sendo mais reeleito, seguiu o cargo de professor, não se esquecendo da militância política, mesmo não estando em cargo eletivo.
Professor Cláudio, deixa a esposa, dois filhos e uma filha, e entra para a triste estatística de pessoas que em Patrocínio perderam a vida de forma direta ou com ação corraborativa pela Covid-19. Seu corpo será transportado de Patos para Patrocínio pela Funerária São Pedro e Príncipe da Paz, e o velório ocorre na sede da Funerária que fica na Avenida Altino Guimarães, das 15h às 19h. Segundo familiares de Cláudio, o sepultamento acontece ainda neste domingo, às 19h, no Cemitério Municipal de Patrocínio.
Texto: José Antonio/Grupo Difusora