Notícias

Foto: Reprodução

Artilheiro da redenção: André Neles marcou gols e história por onde passou

07/02/2020 às 16:05

A morte precoce do atacante patrocinense André Moreira Neles, de 42 anos, abalou o futebol nacional nesta quarta-feira (06). As manifestações vieram de várias partes do Brasil, além de outros países, visto que André teve passagens importantes por clubes do exterior e também pela seleção de Guiné Equatorial, país pelo qual se naturalizou.

Em Patrocínio, foram várias homenagens feitas por desportistas, amigos e familiares que conviveram com André nos tempos em que ele ainda residia na capital do café. André era filho do ex-meia Wilsinho, que foi campeão Amador de Patrocínio pelo Santo Antônio.

André comemorando gol pelo Inter

A Difusora 95 ouviu algumas pessoas que conviveram diretamente com André nos tempos em que ele, ainda jovem, morava na cidade.

Uma das pessoas que conviveu diretamente com André foi o amigo e segurança Donizete Ferreira, que foi um de seus primeiros treinadores, quando André jogava futsal no bairro São Vicente. Na época, o jovem promissor tinha apenas 13 anos.

Entre as muitas histórias, Donizete relembrou que no ano de 1994, no Campeonato Pedro Alves do Nascimento, juntamente com o também desportista e amigo, Amir Cunha, à época presidente do Madureira, convidou Donizete para fazer um time.

“Era o meu último trabalho, porém, nós tínhamos que assinar o André. Com 13 anos foi uma luta com o Amir, mas ele jogou e foi o jogador mais novo a disputar o campeonato. Fomos campeões invictos”, contou Donizete.

Outro técnico do atleta, Darcelo do Carmo, que trabalhou com André no time juvenil do CAP, nos anos 90, ressaltou que André sempre foi uma pessoa bastante humilde, que assim como qualquer garoto cheio de sonhos, ele sempre buscou o seu espaço no futebol e chegou aonde chegou graças à sua persistência. “Conseguiu chegar aonde chegou graças ao seu talento como jogador e à sua humildade como pessoa”, resumiu.

Darcelo ainda relembrou que, na época, o Clube Atlético Patrocinense contava com grandes jogadores, que juntamente com André, se destacavam, como o Paulinho Jaú.

O comentarista da Equipe Polivalente, José Carlos Dias, lembrou que apesar dos problemas que André tinha fora de campo, ele sempre foi um grande jogador, com muito potencial, por isso chegou a jogar em grandes clubes do Brasil e do exterior.

Principais títulos conquistados

Entre os principais títulos da carreira, o atacante conquistou o Campeonato Mineiro em 2000, pelo Atlético; o Baiano em 2002, pelo Vitória; o Gaúcho pelo Inter, no ano de 2003; e o Brasileirão da Série B, pelo Palmeiras, em 2003.

Atacante jogou com Vagner Love no Palmeiras

No Atlético Mineiro, André disputou 45 partidas e marcou 17 gols. Um dos tentos mais importantes da sua carreira foi anotado no dia 07 de novembro de 2000, pela Copa Mercosul. Na ocasião, André driblou o goleiro do Boca Juniors, no meio campo, e finalizou para o gol, balançando as redes em plena La Bombonera. O gol decretou o empate por 2×2 e classificou o Galo para a semifinal da Copa Mercosul.

O último clube profissional defendido pelo atacante foi o Alecrim, do Rio Grande do Norte, em 2017.

Confira a narração do gol marcado por André, no estádio La Bombonera, na voz de Willy Gonser, da Rádio Itatiaia:

Texto: Erasmo Claudio
Edição: Fernando Cássio