Notícias

Associação voltada para acolher autistas e familiares está sendo criada em Patrocínio.
10/11/2017 às 09:09
O Autismo é uma doença que segundo estimativa da Organização Mundial de Saúde – OMS, atinge cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo. A doença segundo a medicina não possui cura e suas causas ainda são incertas, porém o Autismo pode ser trabalhado, reabilitado, modificado e tratado para que, assim, o paciente possa se adequar ao convívio social e às atividades acadêmicas o melhor possível. Em Patrocínio existem em muitas famílias pessoas de várias faixas etárias, que possuem a doença. E visando levar em especial orientações para essas famílias de pessoas autistas, está sendo criada na cidade a Associação de Pais e Voluntários dos Autistas de Patrocínio e Região.
Idealizada neste segundo semestre de 2017, por um grupo de pais de crianças atendidas pelo Centro Municipal de Apoio Educacional Especializado – CMAEE, a entidade está surgindo e será reconhecida na cidade pela sigla “TEAcolher” .
A Associação tem como presidente Guilherme Batista da Silva, que a reportagem do Grupo Difusora de Comunicação informou que a “TEAcolher”, tem com o propósito promover a inclusão de pessoas autistas, realizar ações e projetos envolvendo as famílias para que haja uma maior interação entre as mesmas e consequentemente mais benefícios e uma melhor estrutura junto a comunidade local, para os autistas.
Vale lembrar que o quanto antes o Autismo for diagnosticado melhor será a vida do paciente e das famílias, pois o transtorno não atinge tão somente a saúde do indivíduo, mas também a de seus cuidadores, que, em muitos casos, acabam se sentindo incapazes de encararem a situação.
Para o custeio da oficialização estatutária da Associação de Pais e Voluntários dos Autistas de Patrocínio e Região, um bazar beneficente vai acontecer neste domingo dia 12 de novembro das 09h às 12h na sede do Centro de Acolhimento Sócio Infantil – CASI, localizado a Rua Furtado de Menezes nº. 1940, no bairro Santo Antonio.
José Antonio/Grupo Difusora
Veja abaixo, a nota técnica encaminhada a reportagem do Grupo Difusora pela diretoria da Associação, retratando um pouco mais o projeto.