Notícias

Foto: Reprodução

Assuntos polêmicos são abordados durante a 26° Reunião da Câmara de Patrocínio

29/08/2023 às 15:25

Aconteceu nesta terça feira (29), a 26° Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Patrocínio, que abordou assuntos polêmicos.

Um dos projetos devolvidos aos autores, em especial ao vereador Ricardo Balila, foi o processo de lei 708/2023, que dispõe sobre o direito de toda mulher a ter acompanhante nas consultas e exames, inclusive ginecológicos, nos estabelecimentos públicos e privados do município.

Balila citou ainda que 5 projetos como este, que visa assegurar as mulheres contra os assédios sofridos em consultórios, foram avaliados em cidades vizinhas. Devido ao veto, eles foram orientados a fazer um novo protocolo para que o projeto possa voltar a ser colocado em pauta e votado novamente.

Ricardo também fez um pedido ao atual secretário Wellington Rodrigo, para que seja feita a reativação da sala de espera na Secretária Municipal de Obras. Lugar destinado para os pacientes que dependem do Tratamento Fora Domicílio, pudessem aguardar os seus respectivos transportes, mas que atualmente está sendo utilizada como almoxarifado.

Já o vereador e Líder do Governo Municipal, Natanael Diniz, teve o seu projeto aprovado. Os propósitos são de melhorias para o Espaço Cultural Joaquim Constantino Neto, como patrimônio material, histórico e cultural da cidade; onde acontecem vários eventos realizados por diversos grupos.

Natanael também comentou sobre o Piso Salarial da Enfermagem, que apesar de ter sido aprovado pelo Governo Federal e os profissionais com ensino superior já estarem recebendo, ainda não está claro. Existem algumas duvidas, como por exemplo, quem vai custear; se serão os municípios, estados ou a União.

O debate é amplo, mas segundo Natanael, o que entrou em votação e foi aprovado é o repasse relacionado ao complemento financeiro que será destinado ao pagamento destes profissionais. Ele destacou ainda a Santa Casa de Patrocínio, que realiza cirurgias vias SUS mesmo não sendo uma entidade publica, porém recebe recursos da União e do Sistema Único de Saúde e terão os seus servidores contemplados com este repasse.

Texto: Allisson Araújo / Grupo Difusora
Reportagem: Nilton César / Difusora 95,3 FM

>>CLIQUE  AQUI E PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS DA DIFUSORA 95 NO WHATSAPP <<<<