Notícias

Reprodução

Atendimentos de saúde bucal da Prefeitura estão disponíveis apenas para casos de urgência

09/07/2020 às 11:33

Nesse momento de pandemia do novo coronavírus, os atendimentos odontológicos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) foram suspensos, devido ao alto nível de transmissão do vírus, por isso continuam sendo realizados apenas os procedimentos de urgência.

Em entrevista à Difusora 95, o coordenador do setor de saúde bucal da Secretaria Municipal de Saúde de Patrocínio, Ronaldo Elias, destacou que o grande risco de transmissão do vírus se deve ao fato do dentista ficar a uma distância de 20cm da face do paciente, colocar a mão em sua saliva e ainda devido à utilização dos micromotores que fazem a aspersão e levam o vírus para todo o ambiente.

Desta forma, os procedimentos eletivos, ou seja, aqueles que são agendados previamente e sem caráter emergencial foram suspensos atendendo às normas técnicas do Estado e as orientações do Conselho Regional de Odontologia. O Centro Especializado Odontológico também está temporariamente fechado, porque lá é realizado apenas esse tipo de tratamento.

Ronaldo orienta à população que o atendimento de urgência está disponível em qualquer UBS, inclusive no Pronto Socorro Municipal. “Aquele paciente que está com dor, pode procurar a Unidade Básica de Saúde e lá será feito o atendimento e cabe ressaltar que 24 horas por dia, a equipe de saúde bucal do Pronto Socorro está à disposição da população de Patrocínio para fazer o atendimento emergencial”, concluiu.

Texto: Cristiane Andrade/ Grupo Difusora
Reportagem: Nilton César/ Difusora 95