Notícias

Atuação dos agentes de trânsito vira discussão na Câmara e secretário da pasta será convocado para prestar esclarecimentos

21/03/2018 às 10:24

Durante a 6ª reunião ordinária da Câmara Municipal de Patrocínio, realizada nesta terça-feira (20), foi apresentado pelos vereadores José de Arimateia Neves e Paulo Roberto dos Santos “Panxita”, um requerimento de informações para a secretaria municipal de Segurança, Trânsito e Transportes que pudesse prestar informações sobre a arrecadação com a aplicação das multas feitas pelos agentes de trânsito e as despesas da pasta. Na matéria são questionados todos os valores, bem como horas extras dos agentes, porcentagem de arrecadação que fica no município com as multas e o motivo de ainda não ter ocorrido a licitação para a implantação do estacionamento rotativo novamente.

O vereador Dr. Ari, lembrou que a secretaria de Trânsito deve explicações à Câmara e vê que existe abusos por parte da aplicação de multas. “Colegas meus hoje, lá na Caixa Econômica pagaram R$ 3.600,00 de multas dentro de um mês. O que que é isso? O sujeito não ganha isso! Como vocês perceberam aí e foi falado, de seis agentes subiu para quinze, estão multando até meia noite. Então, estão penalizando a população de Patrocínio” indignou-se. Segundo o vereador, nas cidades vizinhas, como em Patos de Minas e Araxá, não existe essa forma de trabalho dos agentes de trânsito.

Já o vereador Paulo Roberto dos Santos, que também assinou o requerimento de informações, afirmou que as multas aplicadas estão sendo abusivas, chegando a dizer que muitos motoristas “estão vendendo o carro para pagarem as multas”. Ele ainda frisou o que disse o vereador Roberto Margari, que defendeu os agentes de trânsito, onde nas palavras dele, os fiscais são penalizados caso não cumpram metas que seriam estabelecidas a eles, “Isso aí significa que eles têm metas a cumprir, significa que eles tem que multar, ou então são demitidos. Isso foi falado aqui, ao vivo e a cores, e isso deixa a gente indignado, temos que tomar algumas atitudes”.

O vereador Roberto Margari destacou a sinalização que está sendo feita nas ruas da cidade e defendeu os agentes que tem a função de orientar, fiscalizar e notificar, ele também pediu que a população respeite as placas de sinalização. Sobre o que foi destacado pelo vereador Paulo Roberto dos Santos, Margari negou ter afirmado que os agentes tem metas a cumprir. “Eu nunca disse que há uma obrigatoriedade da pessoa estar chegando e fazendo multa a Deus dará, e sim, do cumprimento da legislação, porque a função do servidor público é exercer com zelo a função a qual lhe foi delegada”, justificou.

Sobre a convocação para esclarecimentos, o presidente da Câmara, Thiago Malagoli, lembrou que a sugestão partiu do vice-presidente da mesa diretora, Florisvaldo José de Souza e com isso o secretário Alcides Dornelas e o subsecretário Major Divaldo Nestor serão convidados para prestar esclarecimentos sobre esse assunto.

Renato Oliveira/Difusora 95