Notícias

Foto: Fernando Cássio

Aumento de casos de Covid-19 em Patrocínio sobrecarrega UTIs de hospitais do município

27/05/2021 às 11:26

O número de pessoas contaminadas com o vírus da Covid-19 tem aumentado em Patrocínio, com isso as Unidades de Terapia Intensiva estão ficando sobrecarregadas. Nos últimos dias o Hospital Santa Casa, atingiu o seu limite máximo da UTI.

Durante entrevista à Difusora 95 FM, o médico e gestor de enfrentamento à Covid-19 do Hospital Santa Casa, Cristian Garcia, destacou que os números cresceram não só no município como também em todo o Brasil.

O médico ainda chamou a atenção para o público que está ocupando os leitos da UTI do Hospital. “Antes era ocupado por aqueles pacientes idosos, com comorbidades, e o que a gente vê acontecer agora é que esses leitos estão ocupados por basicamente três tipos de pessoas: jovens, pacientes idosos que estão entre a primeira e a segunda dose da vacina e idosos que se recusaram a vacinar”.

Com base nessas informações, Cristian Garcia afirmou que essa é a prova que o caminho para vencer a pandemia é a vacina. O gestor de enfrentamento à Covid ainda citou que alguns países já estão voltando ao ritmo normal devido ao grande número de vacinados e cita dois motivos que não foram favoráveis ao Brasil.

“Duas coisas que são muito importantes nesse momento e que não foram muito favoráveis: nós poderíamos ter começado a vacinação um pouco mais cedo e a gente tem uma população muito grande, hoje o Brasil é o quarto país em número absoluto de vacina” ressaltou.

Diante disso, o médico alertou a população, independente da idade, para que continuem seguindo as medidas sanitárias, manter o distanciamento social, uso de máscara e lembrar sempre de higienizar as mãos com álcool em gel. “Vale a pena a gente continuar com essas medidas, vale a pena a população ter senso coletivo para nós não chegarmos ao colapso na saúde”, finalizou.

Texto: Maria Gabriela Rabelo/ Grupo Difusora
Reportagem: Nilton César/ Difusora 95