Notícias

A person with a suspected case of H1N1 influenza virus waits outside Miguel Couto hospital in Rio de Janeiro July 23, 2009. The flu strain has killed 29 people in Brazil, the Health Ministry said on Wednesday. REUTERS/Sergio Moraes (BRAZIL HEALTH)

Balanço do Dia D de vacinação contra a gripe H1N1

02/05/2016 às 15:54

Mais de sete mil pessoas das mais de vinte mil pertencentes aos grupos preconizados pelo Ministério da Saúde em Patrocínio receberam, no ultimo sábado(30), a dose da vacina contra a gripe. O Dia D no Município, só durou até por volta das 15:00 horas, pelo fato das doses iniciais disponibilizadas pra cidade, terem acabado.

Em entrevista à Rádio Difusora, a enfermeira referencia técnica da imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Flávia Cristina Bertolassi, explicou que as doses são entregues para o Município pelo Ministério da Saúde de forma gradativa, o município de Patrocínio recebeu apenas 40% das doses, o que é equivalente à 8 mil doses. No sábado, foram vacinadas mais de 7 mil pessoas, além dos trabalhadores da área da saúde, que foram vacinados na ultima semana. Foram liberadas mais 2 mil doses para o município, que estarão disponíveis nos Postos de Saúdo amanhã, terça-feira(03), a partir das 08:00 horas, uma terceira remeça de vacinas deverá estar chegando ainda esta semana. Flávia ainda explica que a falta de vacinas pode voltar a acontecer, uma vez que o Município não controla o número de doses que serão distribuídas para a população.

Ainda de acordo com Flávia, a adesão da campanha tem sido bem maior que a dos últimos anos, devido ao grande número de casos e a mudança de pensamento em relação a vacina, uma vez que inicialmente o público teve um certo medo e aversão à vacina contra a Gripe H1N1.

José Antônio