Notícias

Foto: Reprodução

Barba falhada: saiba por que os pelos não crescem por igual

12/03/2020 às 14:17

Apesar das barbas ganharem cada vez mais o rosto dos homens, a falta de fios no rosto ainda é uma queixa comum para muitos. A pouca quantidade de pelos pode estar ligada à genética, doenças autoimunes ou mesmo aos quadros de foliculite. Quando o caso não tem cura a alternativa é assumir as falhas sem medo ou disfarçá-las. Já quando reversível existem maneiras de estimular o crescimento dos fios.

Descubra quais problemas podem causar falhas na barba

Segundo a dermatologista Luciana Kalache, de Curitiba, Paraná, o primeiro e principal passo a ser tomado é procurar a ajuda de um médico especializado. “Às vezes trata-se de redução constitucional, ou seja, não existe doença e os pelos são ralos por questão genética”, explicou. No entanto, em outras situações pode estar relacionado à alopécia areata da barba, que formam pequenas ou grandes regiões áreas sem pelo. “A causa ainda não é conhecida, mas acredita-se que a perda de pelos ocorra devido ao mecanismo autoimune com influência do estado emocional. A doença pode acometer a barba, couro cabeludo ou qualquer área pilosa do corpo”, concluiu.

Existem ainda outros quadros mais graves, como a foliculite decalvante, que pode levar à formação de cicatrizes, e à alopécia definitiva e irreversível. Os cuidados e os tratamentos vão depender de uma análise minuciosa e devem se adequar ao quadro clínico.

Saiba como é o tratamento para barba falhada

A médica contou que existem tratamentos que estimulam o crescimento de pelos no rosto. “Os métodos vão depender da causa, se estamos tratando de um caso constitucional ou da alopécia areata, por exemplo. São várias opções que vão desde o uso de produtos tópicos, na forma de creme ou espuma, até infiltração de medicação intralesional, crioterapia ou medicamentos por via oral”, esclareceu.

Entenda por que é importante cuidar da pele diariamente e como disfarçar a pouca quantidade de pelo

Os cuidados específicos com a pele do rosto podem prevenir o agravamento do quadro de perda de pelos. “A dermatite seborreica, por exemplo, pode piorar a queda. Alguns homens optam por barbear-se diariamente para disfarçar a pouca quantidade de fios, outros preferem a depilação definitiva com laser”, concluiu. Além disso, também há quem queira disfarçar as imperfeições com maquiagem ou outros cosméticos.

Dicas pra quem tem uma barba falhada

Barbas com algumas falhas ou um volume menor de pelos são muito comuns e podem ser tão bacanas e estilosas quanto uma barba mais fechada ou maior. Basta ter alguns cuidados diários. Por isso, se sua barba não fecha em algumas áreas, saiba que você não está sozinho e este post é pra você.

Cuide bem desde o início

Ter algumas falhas na barba não significa que ela não vai crescer totalmente. Se você está deixando a barba crescer e percebe que tem algumas áreas com menos pelos, antes de começar qualquer tratamento, tenha um pouco de paciência.

É que algumas falhas simplesmente desaparecem depois que o restante da barba cresce. Te garanto: tem muito barbudão por aí com falhas escondidas debaixo da barba maior.

O básico pra quem está começando é o seguinte:

1.Esfoliante de rosto duas vezes na semana para manter os poros desobstruídos e evitar pelos encravados.
2.Shampoo de barba sempre que for lavar o rosto e, com isso, evitar que a pele fique ressecada.
3.Balm de barba logo na sequência pra hidratar, refrescar e evitar aquela típica coceira e irritação que aparece quando começamos a deixar a barba crescer.

Encontre seu próprio estilo

Se a falha ocupa uma região maior do rosto e é visível mesmo com a barba grande, tenha em mente que essa é uma característica sua e não um defeito. E ela pode ser usada ao seu favor.

Experimente alguns cortes diferentes, como por exemplo, um estilo de barba mais curto nas laterais ou com foco no bigode um pouco maior.

Como inspiração, o que não falta são barbudos famosos e esportistas que ostentam uma bela barba falhada e fazem dela seu estilo próprio. Jhonny Depp, James Franco, Keanu Reeves e vários outros caras tão aí pra provar isso.

Independentemente do estilo que escolher, à medida em que sua barba cresce ela precisa de mais hidratação para não ficar desgrenhada. Um sugestão é a seguinte:

1.Esfoliante de rosto duas vezes na semana, principalmente nas regiões com mais falhas onde é fácil massagear diretamente sobre a pele
2.Shampoo de barba seguido de condicionador de barba no banho. Além de limpa, sua barba fica mais macia e com os fios mais alinhados após o uso do condicionador.
3.Óleo de barba pra hidratar.
4.Modelador de barba para aqueles dias em que ela estiver mais desgrenhada e precisando controlar melhor o volume.

Dê tempo ao tempo

Algumas áreas da barba podem só levar mais tempo pra crescer. E isso é muito comum! A própria idade também influencia nisso.

Então relaxe e dê um tempo pra entender o que acontece e conhecer melhor como sua barba funciona.

Além disso, quanto mais longa a barba mais igualmente distribuída ela vai parecer no seu rosto. O lance é ir aparando aquelas pontas que crescem rápido demais. Assim você mantém um formato mais uniforme e não fica com aquela aparência de barba desgrenhada com fios espetando pra fora.

Tratamento pra crescer a barba? Consulte um dermatologista

Existem vários produtos no mercado que prometem cobrir falhas e fazer a barba crescer. Desde medicamentos como o Minoxidil até produtos que estimulam a circulação.

Funcionam? Podem funcionar, sim, mas a verdade é que cada caso é um caso.

São muitos motivos diferentes para uma barba ter falhas ou menos pelos, e pra cada um pode ter um tratamento diferente, mais seguro e eficaz. E também pode acontecer de nenhum funcionar como você espera. Este é mais um dos motivos de não lançarmos nenhum produto que prometa o crescimento. Não tem com fazer um único produto que funcione pra todo mundo.

Por isso, se as falhas na sua barba realmente incomodam você, consulte primeiro um dermatologista. Só um profissional pode entender qual a causa do volume menor de pelos no seu rosto e indicar o tratamento certo. É economia de grana e de tempo.

Só lembre-se que muitos destes tratamentos não são feitos especialmente para o rosto e podem ressecar muito a sua pele e, consequentemente, a barba. Por isso:

1. Use shampoo de barba ao lavar o rosto durante qualquer tratamento. Ele tem o pH fisiológico e não agride a pele.
2. Mantenha a pele e os pelos sempre hidratados. O Balm de barba é uma boa opção aqui porque tem uma textura mais leve e refrescante.3.Se sua barba for mais longa em perceber que está ressecando demais apliquei também algumas gotas de Óleo de barba logo depois do balm. Ele cria uma camada protetora em torno dos fios que evita o ressecamento.

Lembre-se

Cada barba é única. Algumas com fios mais lisos, outras mais enroladas, com cores diferentes, ou menos de pelos. É genético. Quando a sua pele e barba estão saudáveis e bem cuidadas, independentemente do estilo que você escolher, certamente você terá muito mais confiança e isso faz toda a diferença.

Fonte: Derma Club e Sobre Barba