Notícias

Foto; Reprodução/VitalMed

Beber água antes das refeições emagrece?

10/03/2020 às 15:22

Beber água é essencial para o bom funcionamento do nosso organismo. Mais uma descoberta da ciência endossa a importância da água no dia a dia: beber água antes das refeições emagrece. É o que sugere um estudo publicado pela revista Obesity, referência no campo da endocrinologia.

A pesquisa reuniu pessoas obesas, que foram divididas em dois grupos. Ambos seguiram uma dieta de baixa caloria por 12 semanas, mas apenas um deles bebeu mais água – 500 ml – antes de cada uma das três principais refeições do dia.

Ao final da pesquisa, todos os voluntários emagreceram de 5 kg a 8 kg. Mas o grupo que mais obteve êxito na perda de peso foi o que bebeu mais água, com uma média de 2 kg a mais do que o grupo que não aumentou a ingestão de água no período recomendado.

A explicação para esse emagrecimento pode estar ligada a um fator bem simples: quanto mais você ingere água, mais estará ocupando espaço em seu estômago, o que permite mais saciedade durante as refeições. O emagrecimento também foi eficaz porque os participantes estavam seguindo uma dieta específica: não pense que a ingestão da água irá compensar uma alimentação repleta de besteiras!

De acordo com os pesquisadores, beber água 30 minutos antes das refeições proporciona sensação de saciedade, o que ajuda as pessoas a tomarem decisões mais conscientes a respeito do que vão comer.

“Quando combinado com breves instruções de como melhorar suas atividades físicas e dieta, este método parece ajudar as pessoas a perder mais peso – em uma taxa moderada e saudável. É algo que não dá trabalho para ser integrado em nosso cotidiano atribulado“, disse Helen Parretti, da University of Birmingham.

Agora, a equipe deve continuar aprofundando a pesquisa sobre o método para verificar se os resultados positivos se confirmam a longo prazo e em pessoas com diferentes índices de massa corporal.

Beber bastante água ajuda a emagrecer porque ajuda a manter o estômago relativamente cheio durante o dia, driblando a fome e ainda melhora o trânsito intestinal desinchando a barriga. Mas o consumo de alimentos ricos em água como gelatina, melancia, melão, alface e tomate, também ajuda a emagrecer porque tem poucas calorias e mantém o metabolismo sempre ativo, contribuindo também para o emagrecimento.

Além de emagrecer, tomar água mantém a pele bem hidratada, macia e livre de toxinas.

Por isso é importante beber água várias vezes durante o dia. De preferência, deve-se começar logo ao acordar tomando 1 copo de água morna ou uma xícara de chá antes de começar a se vestir e antes do café da manhã. Esse hábito estimula a motilidade do trato digestivo, combatendo a prisão de ventre e hidratando o corpo. Se optar pelo chá, tome sem açúcar.

Quantidade de água que devemos beber

Para emagrecer bebendo água deve-se beber entre 1,5 a 3 litros de água ou chá sem açúcar por dia, sendo importante tomar líquidos até no máximo 30 minutos antes das refeições e 40 minutos após. Além disso, também é recomendado restringir ao mínimo a quantidade de líquidos durante cada refeição para que a barriga não fique inchada e para não prejudicar a digestão.

A quantidade de água que cada pessoa precisa tomar por dia deve ser calculada de acordo com a seguinte fórmula matemática: Seu peso X 35 ml. Por exemplo: 70 kg x 35 ml: 2,4 litros de água.

Fonte: Tua Saúde, Super Abril E Sport Life