Notícias

Bicicletas em alta: a ascensão do ciclismo em Patrocínio

08/06/2021 às 14:40

O ciclismo vem ganhando destaque pela quantidade de novos adeptos pedalando pela capital do café. O esporte tem se tornado preferência de muitas pessoas que desejam praticar alguma atividade física durante a pandemia. Além das medidas de distanciamento social e uso de máscara durante o pedal, outros equipamentos de proteção como: capacete, retrovisor, buzina e lanterna são essenciais para garantir a segurança no esporte.

Em Patrocínio, a modalidade tem registrado um crescimento impressionante, tanto que as lojas de materiais esportivos registraram um aumento considerável em vendas de equipamentos e materiais utilizados pelos ciclistas na cidade. As vendas de bicicletas também tiveram um aumento significativo nos últimos meses, inclusive com investimento elevado para as compras de bicicletas que têm valores variados, podendo chegar a mais de 40 mil reais.

A reportagem da Difusora 95 FM colheu depoimentos de pessoas que começaram a praticar a modalidade esportiva que vem ganhando mais espaço no dia a dia.

Camila Nayara foi uma das pessoas que iniciou no ciclismo. Ela informou que começou a praticar a modalidade esportiva após o fechamento das academias como estratégia para manter o condicionamento físico, o que se tornou um hobby com inúmeros benefícios para a saúde.

De acordo com Camila, pedalar proporcionou oportunidade de estar em contato com a natureza, observando a presença de Deus em cada detalhe desse mundo, conhecendo novas amizades, pessoas incríveis, também amantes deste modo de vida. No ciclismo Camila ressaltou que consegue em cada pedal superar os seus limites e ainda se divertir. Sensação que para ela é indescritível.

Foto: Camila Nayara

O aumento da modalidade esportiva foi tão grande que equipes de ciclismo foram montadas na cidade visando percorrer várias ruas e avenidas, trilhas e até mesmo as estradas rurais do município. Um dos grupos que vem se destacando é o “Pink Team” que foi formado através de um grupo de whatsapp em 24 de maio de 2017, com o objetivo de incentivar as mulheres a entrarem pro mundo do pedal. O grupo, que começou com 32 mulheres, atualmente conta com 160 integrantes.

Juliana Paiva, criadora do Pink Team, descobriu a vocação pelo esporte ainda no ano de 2015. De la pra cá foram mais de 48 mil quilômetros rodados. Além de auxiliar a saúde, Juliana contou que o ciclismo lhe deu oportunidade de conhecer lugares incríveis e pessoas especiais. Com participação em competições de Mountain Bike, a modalidade também lhe proporcionou a oportunidade de colecionar medalhas e troféus conquistadas nas mais diversas provas de ciclismo por Minas e pelo Brasil.

Foto: Grupo Pink Team

Francisco Farias da Silva, o Thiescão, 40 anos, também é um grande amante do ciclismo. Ele contou que sua paixão pelo ciclismo começou no início dos anos 90 e acompanhou todo o crescimento da modalidade no município.

Thiescão ressaltou que a bicicleta antes era usada somente como um meio de transporte, mas com o passar dos anos se tornou uma forma prazerosa de fazer atividade física saudável que ajuda em vários benefícios para a saúde.

O ciclista fez questão de ressaltar a importância da modalidade esportiva para a nossa cidade já que vários atletas participam de diversas competições pelo Brasil levando o nome da cidade cada vez mais longe, lembrando a conquista inclusive do Campeonato Brasileiro de Mountain Bike com o atleta patrocinense, Halysson Ferreira, atleta do Instituto Lucas Campos. Thiescão vê um lado muito positivo a adesão de mulheres e crianças que estão cada vez mais aderindo a modalidade esportiva na cidade de Patrocínio.

Foto: Grupo Pink Team

Foto: Thiescão

 

 

 

 

 

 

 

Texto: Erasmo Cláudio/Difusora 95