Notícias

Foto: Reprodução

Bispo Dom Cláudio fala sobre o período da Quaresma

03/03/2022 às 13:42

Na Quarta-Feira de Cinzas, dia 02 de março, deu-se início o período da Quaresma. Tempo marcado por práticas de penitência, como jejuns e obras de caridade por fiéis da Igreja Católica.

Em entrevista à Difusora 95 FM, o bispo da Diocese de Patos de Minas, Dom Cláudio Nori Sturm, destacou que o tempo quaresmal é um período de mais oração, intensificação da nossa vida, penitência, conversão, o desejo de servir a Deus e ser mais solidários.

Dom Cláudio ainda explicou que o evangelho de Matheus aponta três pistas para viver bem o tempo quaresmal, sendo elas a oração, o jejum e a esmola.

“A oração nos aproxima mais de Deus, nos torna mais sensíveis as coisas espirituais; a esmola nos aproxima mais dos nossos irmãos e irmãs, sobretudo que necessitam de nossa ajuda; e o jejum nos faz olhar para nós mesmos para corrigir aquelas coisas que não estão bem em nossa vida”, informou o bispo.

Dentre as penitências feitas pelos fiéis está o jejum que envolve principalmente a carne. Segundo informações de Dom Cláudio a igreja orienta que deve ser observado o jejum em abstinência de carne na Quarta-Feira de Cinzas e na Sexta-Feira Santa. Já os outros dias não são prescritos.

O bispo da Diocese de Patos de Minas afirmou também que é importante não se limitar somente daquilo que a igreja diz que pode ou não. Um exemplo citado é de que deixar de comer carne seja mais fácil do que ir ao encontro de uma pessoa que necessita de ajuda. “Isto é o jejum mais profundo, é a verdadeira abstinência”.

Texto: Maria Gabriela Rabelo/ Grupo Difusora
Reportagem: Nilton César/ Difusora 95