Notícias

Bom número de presidentes estiveram presentes na reunião do CMDRS
08/06/2017 às 09:20
Foi realizada nesta quarta-feira (07), a reunião de junho do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável – CMDRS, onde vários assuntos foram tratados. Na oportunidade, estiveram presentes, os secretários de Saúde, Humberto Donizete Ferreira, de Meio Ambiente, Caio Veloso, de Obras, Jorge Marra e de Agricultura, Rubens Rocha Machado.
A presidente do CMDRS, Alcione Rosa Paula levou vários sugestões e pedidos que foram repassados, principalmente ao secretário Humberto Donizete, relacionados ao Programa de Agentes de Saúde – PACS, onde a reivindicação melhorar o atendimento nas comunidades. O secretário, na oportunidade pediu para que caso haja reclamações relacionadas ao trabalho, que sejam encaminhadas via ofício do Conselho Comunitário para a secretaria.
O secretário de Agricultura, Rubens Rocha Machado repassou a informação sobre a liberação de corretivos de solo, como o gesso que foi conseguido junto a Vale em uma quantidade de 10 mil toneladas e que será repassado de forma vitalícia como uma das condicionante para que a empresa possa conseguir a liberação da renovação do licenciamento ambiental para exercer as atividades em Patrocínio. Além disso, está sendo tentado conseguir junto a mineradora 3 mil toneladas de fosfato natural, para ser fornecido aos produtores.
Para esclarecer situações que acabaram gerando indignação dos produtores, o secretário de Obras Públicas, Jorge Marra esclareceu sobre a Lei que autoriza o município a cobrar pelos serviços de máquinas em propriedades. Ele explicou que a cobrança será feita apenas da porteira para dentro para serviços particulares. Já as estradas, sejam municipais ou vicinais, os conhecidos “galhos” continuam sendo de obrigação do município e não haverá cobrança pela manutenção, até porque essas vias são de uso público.
Renato Oliveira
