Notícias

DCIM100MEDIADJI_0047.JPG
Bombeiros participam de visita técnica a barragem da Yara em Serra do Salitre
28/03/2019 às 11:41
Militares do 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais com sede em Patrocínio estarão ao longo desta sexta-feira dia 29 de março, participando de uma visita técnica a barragem de rejeitos da Mineradora Yara no Município de Serra Do Salitre. A informação foi repassada a reportagem da Difusora95, pelo comandante da unidade, tenente Douglas Jesus. De acordo com o militar a visita técnica está sendo organizada desde dezembro de 2018, antes mesmo de acontecer o desastre com a barragem da Mineradora Vale no Município mineiro de Brumadinho. Ainda segundo tenente Douglas, participarão da ação, militares do setor de segurança contra incêndio e pânico e ainda da ala operacional, visto que em caso de sinistro, esses profissionais do plantão, são os que primeiro terão acesso ao local, “por isso a importância de estes militares do operacional estarem nesta visita e já conhecerem a região, para caso haja algum sinistro” explicou o tenente.
O comandante do Pelotão disse ainda que essa visita técnica é uma determinação do Estado-Maior do Corpo de Bombeiros Militar de Minas, e não acontece especificamente na barragem de Serra do Salitre, “ela esta ocorrendo em todas as barragens de Minas Gerais sendo que em algumas regiões as visitas já foram realizadas. E essas ações tem por objetivo verificar as condições das barragens por meio das frações dos Bombeiros em todo o estado e posterior os dados de toda a averiguação serão repassados ao comando do Estado-Maior dos Bombeiros que vai cobrar dos órgãos devidos, as ações que porventura sejam necessárias, para dar segurança em especial as pessoas e ao meio ambiente” enalteceu.
Tenente Jesus explicou a reportagem da Difusora95, que para a visita técnica na barragem da Yara em Serra do Salitre na sexta-feira, estarão juntamente aos militares dos 2º Pelotão de Bombeiros, membros da Defesa Civil de Patos de Minas, e das Prefeituras dos Municípios de Serra do Salitre e Cruzeiro da Fortaleza. A visitação está prevista para o período da manhã, não tendo hora prevista para o término.
Em tempo:
Em uma entrevista concedida recentemente ao Rádio Comunidade da Difusora95, o ambientalista Antônio Geraldo de Oliveira, membro do Fórum Nacional da Sociedade Civil – FONASC, disse que caso haja um
desastre e rompimento na barragem de rejeitos da Yara em Serra do Salitre, os rejeitos correrão diretamente ao Município de Cruzeiro da Fortaleza, diante a posição geográfica em que a barragem foi construída, levando problemas ambientais inclusive ao Município de Patos de Minas.
José Antonio/Grupo Difusora.
Foto: Extraida do site: projetoserradosalitre
