Notícias

Foto reprodução

Boné causa calvície? Veja cinco mitos e verdades sobre a condição

11/04/2024 às 16:48

Dermatologia esclarece crença popular de que uso de boné abafa o couro cabeludo e pode levar à queda dos fios.

A alopecia androgenética, conhecida popularmente como calvície, é caracterizada principalmente pela perda de cabelos. A condição pode afetar bastante a autoestima de homens e mulheres, evoluindo para uma careca completa.

A alopecia é uma condição multifatorial e pode ser causada por questões genéticas, fatores externos, como estresse, problema de tireoide, deficiência ou excesso de vitamina, uso de alguns medicamentos, tração excessiva dos fios e até pelo uso de chapéus e bonés”, destaca Pierezan.

Muita gente diz que o uso freqüente de bonés provoca queda de cabelo. Se você é adepto deste tipo de chapéu, pode manter o hábito.

Embora muitas pessoas acreditam que o uso abafa o couro cabeludo e enfraquece os fios, isso não é verdade.

“O uso de boné pode levar, no máximo, a uma alopecia por tração ou traumática. A possibilidade de isso acontecer é muito pequena, apenas se a pessoa pressionasse muito o boné contra a cabeça e usasse”, afirma o dermatologista Marcos Kawasaki, de São Paulo.

Esses casos, porém, são extremamente raros. A alopecia por tração ocorre mais frequentemente em pessoas que usam tranças (pelo processo de tensão dos fios), coques ou prendem perucas e próteses capilares nos fios.

O que causa a calvície

As principais causas da calvície são herança genética, alterações hormonais e transtornos emocionais. A queda de cabelo também pode ocorrer devido a hipotireoidismo e anemia.

Em homens, o excesso de testosterona pode alterar o funcionamento dos folículos pilosos – bolsa onde fica a raiz dos fios. Em excesso, o hormônio deixa o pelo mais fino, curto e menos pigmentado.

Segundo o médico tricologista Julio Pierezan, membro da Sociedade Brasileira do Cabelo (SBC), a alopecia atinge 2% da população mundial e o assunto ainda é pouco abordado. Na maior parte dos casos, o diagnóstico só acontece quando o quadro já se agravou.

O tricologista aponta alguns mitos e verdades sobre a calvície. Confira:

  1. Boné

Caso a pessoa use chapéu, boné ou touca a ponto de deixar o couro cabeludo sujo ou oleoso, há o risco inflamação e a queda dos fios. Passar o dia com o acessório pode deixar a cabeça abafada e com suor, o que pode desencadear problemas na raiz e levar à queda capilar.

  1. Dormir de cabelo molhado

“Caso seja frequente, sim, dormir de cabelo molhado pode acentuar a queda de cabelo. A prática causa o surgimento de dermatite seborreica no couro cabeludo e dificulta o crescimento dos fios”, explica Pierezan.

  1. Química para cabelos

Uma das causas para a calvície é o uso excessivo de produtos químicos para colorir e/ou alisar os fios. Quando os folículos capilares, ou seja, a estrutura em que se encontra a raiz do fio de cabelo, são atingidos pela química, os cabelos deixam de crescer saudáveis, causando danos aos fios.

  1. Lavar todos os dias

O tricologista diz que não existe problema em lavar os cabelos todos os dias. “Não é o ato de massagear os fios no banho e de penteá-los que vai levar à queda. Ficar sem lavá-los vai acumular sujeira e oleosidade no couro cabeludo, o que bloqueia os folículos, evita o crescimento e agrava a queda. Então, enxágue e penteie normalmente”, diz.

  1. Dieta ruim

O ato de consumir bebidas alcoólicas e ter uma dieta pouco nutritiva pode fazer o cabelo cair, já que os maus hábitos aceleram o processo natural de envelhecimento.

Portanto, priorize uma dieta balanceada, com fontes de vitaminas e nutrientes como cálcio, ferro, zinco, selênio, vitamina A, do complexo B, C, E, D e ácido fólico, entre outros, que ajudam a dar força e brilho aos fios.

Fonte: Saúde Metrópoles