Notícias

Foto: Johnny Pires
Câmara Municipal aprova PL para evitar que população escolha a marca da vacina contra a COVID-19
19/08/2021 às 15:30
Na 26º Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Patrocínio, desta terça-feira, 17, foram votados e discutidos diversos processos e projetos de lei, por parte dos vereadores. Foi aprovado, em regime de urgência, o Projeto de Lei de Nº 20024/2021, de autoria do vereador Professor Natanael Diniz (PL), que estabelece alteração no protocolo de vacinação da cidade de Patrocínio.
O novo PL cria medidas de disciplina e conscientização da população que se recusa a tomar a vacina contra a COVID-19, devido, unicamente, à marca do imunizante. “A gente sabe que toda vacina foi testada pela ANVISA e aprovada pela ciência. A gente tem que parar com as pessoas escolhendo imunizante na fila”, afirmou Natanael.
Pela lei aprovada, que agora segue para a validação do prefeito municipal, as pessoas que estão escolhendo a marca do imunizante não perderão o direito de se vacinar, mas vão assumir a responsabilidade por não estarem imunizadas e só poderão voltar a se vacinar após o término da imunização por idades. “A pessoa que negar, no dia que foi escolhido para ela vacinar, o imunizante que estiver naquele dia, ela vai assinar um termo afirmando que negou o imunizante e que está ciente que só vai ser vacinada depois que todos, até 18 anos, forem vacinados”, explicou o parlamentar.
Na ordem da reunião, em Segunda Votação, também foram aprovados o Processo de Lei nº 70/2021, que implementa uma campanha educativa de conscientização sobre a síndrome alcóolica fetal, também de autoria do vereador Natanael Diniz (PL), o Processo de Lei nº 80/2021 , que estabelece o agendamento telefônico de consultas médicas para os pacientes idosos ou portadores de deficiência cadastrados na Unidade Básica de Saúde, de autoria do vereador Ricardo Balila (PODEMOS), também o Processo de Lei nº 138/2021, que cria o programa ambulatorial de fisioterapia respiratória para tratar sequelas respiratórias dos pacientes que contraíram COVID-19, de autoria do vereadores Prof. Alexandre (AVANTE) e Prof. Natanael Diniz (PL).
O vereador Thiago Malagoli (DEM) também teve aprovado o Processo de Lei nº 165/2021, que institui a Semana de Informação e Conscientização sobre o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e o Dia Municipal de Conscientização sobre o (TDAH) em todo o Município de Patrocínio.
Em Primeira Discussão e Votação foram aprovados três projetos de lei, que voltarão a ser discutidos na 27ª Reunião Ordinária, que acontece no dia 24 de agosto.
Texto: Thais Busqueiro/Grupo Difusora
Reportagem: Filipe Rodrigues/Difusora 95
