Notícias

Foto: Reprodução
Campanha Abril Azul conscientiza população sobre autismo
27/04/2022 às 10:45
Abril é o mês da conscientização mundial sobre o autismo. O mês foi escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, marcado pela cor azul como forma de lembrar e chamar atenção da sociedade e pais para o autismo e dar visibilidade para o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
De acordo com o presidente da Associação Médica de Patrocínio, Dr. Thiago Gasperin, o autismo pode ser identificado desde o primeiro ano de vida embora seu diagnóstico geralmente seja feito entre os quatro à cinco anos de idade.
Algumas características tais como, dificuldades de interação social, dificuldade de se comunicar hiper-sensibilidade social, desenvolvimento motor atrasado, comportamentos repetitivos podem ser indícios do transtorno.
Apesar de não possuir causas totalmente conhecidas, há relatos de fatores que podem contribuir para que a criança nasça com autismo, como estresse, substâncias tóxicas, desequilíbrios metabólicos, infecções, ou até mesmo complicações durante a gravidez.
De acordo com médico, apesar das dificuldades que um autista encontra para realizar as atividades, por outro lado ele foca em determinadas práticas e consegue desempenhar funções com excelência e adquirir habilidades, um grande exemplo é o Dr. Albert Einstein.
Segundo Dr. Thiago, quanto mais cedo reconhecer a doença, maior a facilidade de integração social e ajuda o desenvolvimento desses pacientes.
“Conhecer o tema também é uma das formas para diminuir a descriminação, por isso a dedicação de um mês para um assunto tão importante”, concluiu Dr. Thiago Gasperin.
Texto: Rosa Machado / Grupo Difusora
Reportagem: Nilton César / Difusora 95 FM
