Notícias

Reprodução

Campanha da vacinação contra Febre Aftosa está sendo realizada até dia 31 de maio

02/05/2022 às 16:30

Começou neste domingo (01), a primeira etapa anual de vacinação contra Febre Aftosa em Minas Gerais, devem ser imunizados bovinos e bubalinos de 0 a 24 meses, a campanha segue até dia 31 de maio.

De acordo com a médica veterinária e coordenadora regional do IMA de Patrocínio, Rosana Cunha Mendes,  o produtor pode comprovar a vacinação dos animais usando o formato eletrônico de declaração que estará disponível no site www.ima.mg.gov.br ou presencialmente nos escritórios do IMA.

Segundo Rosana,  tanto a vacinação quanto a declaração são obrigatórios e o produtor tem até dia 10 de junho para fazer sua declaração.

O IMA solicita aos produtores que além da declaração de vacinação contra febre aftosa, declarem também a vacinação de seus animais contra a raiva e atualização cadastral do rebanho.

A coordenadora explicou que o produtor que deixar de vacinar está sujeito a uma penalidade de R$ 119, 26 por animal, já o produtor que vacinar seus animais, mas deixou de comprovar está sujeito a uma penalidade de R$ 23,85 por animal.

“É muito importante que o produtor vacine e imunize seu rebanho que continuemos mantendo a Febre Aftosa longe dos nossos rebanhos garantindo assim a exportação dos nossos produtos” afirmou Rosana.

Texto: Rosa Machado/ Grupo Difusora 
Reportagem: Filipe Rodrigues / Difusora 95