Notícias

Foto: Reprodução

Campanha de vacinação contra a gripe, prevista para abril, é antecipada para 23 de março

28/02/2020 às 14:43

Confirmação de coronavírus no Brasil, com um caso no estado de São Paulo, levou o governo federal a antecipar a vacinação contra a gripe em 23 dias.

Prevista para o mês de abril, a campanha começa em 23 de março, conforme anúncio do Ministério da Saúde na tarde de quinta-feira.

De acordo com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, a imunização vai facilitar o diagnóstico de casos.

Na prática, quando um paciente procurar atendimento médico com sintomas e informar que foi vacinado contra a gripe, será mais fácil identificar a suspeita, já que as doenças contempladas na vacina serão descartadas.

Dados do Ministério da Saúde indicam que a vacina protege contra 80% das cepas virais do tipo influenza que circulam e são muito mais comuns que o coronavírus.

O primeiro caso confirmado de Covid-19 no Brasil é de um homem de 61 anos, morador de São Paulo que viajou para o norte da Itália entre 9 e 21 de fevereiro.

Mantido em isolamento domiciliar, o paciente tem sinais brandos da doença, como tosse.

Para a campanha, serão disponibilizadas 75 milhões de doses. A campanha vai privilegiar gestantes, puérperas, crianças de até seis anos de idade, idosos e, possivelmente, acrescentou o ministro, outros grupos de pessoas que trabalham na área de segurança e população carcerária.

Devemos fazer a ampliação de segmentos para diminuir a circulação epidêmica”, falou o ministro.A vacina contra a gripe não previne o coronavírus. Mas, segundo o ministro, ela será importante para combater os demais vírus associados a outros tipos de gripes e diminuir a dificuldade dos profissionais de saúde na hora de identificar corretamente o tipo de vírus que está provocando os sintomas no paciente.

Fonte: Rádio 2 e Hoje em Dia