Notícias

Reprodução

Campanha de vacinação contra febre aftosa se encerra com índice de vacinação abaixo do esperado

07/12/2020 às 11:54

A segunda etapa de vacinação de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa aconteceu do dia 1° ao dia 30 de novembro. Nesta etapa de vacinação era obrigatória a vacinação de bovinos e bubalinos abaixo de dois anos de idade.

Conforme explicou a médica veterinária do Instituto Mineiro de Agropecuária de Patrocínio (IMA), Rosana Cunha, no escritório seccional do município, que abrange os municípios de Patrocínio, Cruzeiro da Fortaleza, Serra do Salitre e Guimarânia, há cerca de 96.730 bovinos e bubalinos em idade de vacinação.

“Até o momento fechamos o índice de 91,5% de bovinos vacinados. Desse total, 86% de criadores que já declararam suas vacinações. Nós temos aqui no escritório em torno de 2.867 criadores. Então esse índice de 91,5% de vacinação de bovinos ainda não é um índice satisfatório”, afirmou Rosana.

Segundo a médica veterinária a previsão é de que, até o dia 10 de dezembro, que é o prazo máximo para a declaração de vacinação, esse índice esteja acima de 95%, que é um índice considerado satisfatório para a prevenção da doença para evitar que os rebanhos se contaminem com a febre aftosa, uma doença que causa enormes prejuízos aos pecuaristas e a toda cadeia produtiva.

Rosana informou ainda que o escritório do IMA de Patrocínio já está aberto para atendimento ao público, com todos os cuidados de prevenção contra a Covid-19, então aquele produtor que não conseguiu fazer sua declaração via internet, pode procurar também os escritórios do IMA até o dia 10 de dezembro.

Informações: Rosana Cunha/ IMA de Patrocínio
Reportagem: Filipe Rodrigues/ Difusora 95