Notícias

Reprodução
Campanha de vacinação contra febre aftosa segue até o dia 30 de novembro
08/11/2022 às 16:18
Teve início no dia 01 de novembro a segunda etapa anual de vacinação contra febre aftosa em Minas Gerais. A meta é de que sejam imunizados nessa última etapa cerca de 25 milhões de bovinos e bubalinos, sendo que a expectativa é de atingir 97% da vacinação.
Em entrevista à Difusora 95 FM, a coordenadora do Escritório Regional do IMA em Patrocínio, Rosana Cunha, destacou que a campanha segue até o dia 30 de novembro. Nesse período os pecuaristas devem vacinar todos os bovinos e bubalinos de sua propriedade.
No entanto, para que a vacinação seja regularizada é necessário fazer uma declaração constando CPF e nota fiscal de compra da vacina. De acordo com Rosana, a declaração pode ser enviada através do portal do produtor para aqueles que já possuem cadastro e senha; presencialmente nos escritórios do IMA; ou enviando por e-mail juntamente com os dados pessoais para o escritório de jurisdição da propriedade.
Essa declaração pode ser feita até o dia 10 de dezembro. “A vacinação ainda é obrigatória e o produtor que deixar de vacinar estará sujeito a uma penalidade de 25 Ufemgs (equivalente a R$ 119,26 por animal não vacinado); aquele que deixar de declarar a vacinação também está sujeito a uma penalidade de 5 Ufemgs (equivalente a R$ 23,85 por animal)”, informou Rosana.
A coordenadora do Escritório Regional do IMA ainda destacou a importância dessa última vacinação, já que a partir de 2023 Minas Gerais irá suspendê-la. A suspensão da vacina tem o intuito de alcançar status livre de febre aftosa sem vacinação, o que garante novos mercados para os produtos de origem animal do Estado.
Texto: Gabriela Rabelo/ Difusora 95
Reportagem: Filipe Rodrigues/ Difusora 95
