Notícias

Reprodução/ Cevisa
Campanha do Setembro Amarelo é realizada para conscientização da valorização à vida
24/09/2020 às 08:48
Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria, em parceria com o Conselho Federal de Medicina, organiza nacionalmente o setembro amarelo. O dia 10 de setembro é oficialmente o dia mundial de prevenção ao suicídio, mas a campanha é praticada durante todo o mês.
No Brasil, anualmente, são registrados cerca de 12 mil suicídios e mais de 1 milhão em todo o mundo. Com o objetivo de prevenir e reduzir estes números, a Campanha Setembro Amarelo cresceu e hoje conquista o Brasil inteiro.
Conforme explicou a coordenadora do setor de enfermagem do Hospital Santa Casa de Patrocínio, Ana Cristina Gonçalves, mais de 96% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais, em primeiro lugar está a depressão e em seguida o transtorno bipolar e abuso de substâncias.
“Aqui na Santa Casa nós temos a unidade hospitalar de saúde mental e a gente trabalha não só no mês de setembro, mas em todos os outros meses essa conscientização com os nossos pacientes internados, os que se internam com a tentativa de auto-extermínio e também os familiares, onde tem o apoio dos diversos profissionais que amparam esses pacientes aqui no nosso hospital”, informou Ana Cristina.
Na instituição são produzidas as fitinhas com a cor conforme a campanha a ser desenvolvida em seus respectivos meses, como por exemplo, a fitinha amarela, neste mês do setembro amarelo. As fitinhas são colocadas nos crachás dos colaboradores e servem para explicar e conscientizar aqueles que têm dúvidas em relação à campanha ou ao assunto abordado por ela.
Texto: Cristiane Andrade/ Grupo Difusora
Reportagem: Nilton César/ Difusora 95
