Notícias

Campanha Maio Roxo alerta a população sobre cuidados com doenças inflamatórias intestinais

16/05/2022 às 16:20

Maio Roxo é a campanha de conscientização sobre as doenças inflamatórias intestinais que tem como objetivo garantir mais qualidade de vida aos pacientes e alertar toda população.

A campanha Maio Roxo foi criada no país porque no dia 19 de maio é o dia mundial da Doença Inflamatória Intestinal como em outras enfermidades a atenção aos possíveis sintomas é um dos métodos mais eficientes de prevenção.

O médico coloproctologista da Santa Casa de Patrocínio, Dr. Otávio Nunes Sia, destacou que as pessoas devem ficar atentas aos sintomas persistentes pois existem duas principais doenças como retocolite ulcerativa e a doença de Croh que normalmente se manifestam com quadro de diarréia crônica, dor abdominal, perda de peso e sangue nas fezes.

De acordo com Dr. Otávio, um dos principais fatores de proteção para doenças inflamatórias intestinais são à base de uma alimentação saudável, ricos em fibras como verduras, legumes e frutas.

“Os alimentos processados e embalados podem ter um grau de agressividade para o intestino e vir a desenvolver uma doença inflamatória intestinal, a dieta saudável é uma das grandes bases para a parte preventiva”, disse Dr. Otávio.

Texto: Rosa Machado / Grupo Difusora 
Reportagem: Nilton César / Difusora 95