Notícias

Foto: Cristiane Andrade
Campanha “Não dê esmola, dê oportunidade” será lançada esta semana pela Secretaria de Desenvolvimento Social
15/02/2022 às 16:40
A Secretaria de Desenvolvimento Social de Patrocínio dará início à campanha de conscientização da população sobre as pessoas que vivem em situação de rua no município.
Em entrevista à Difusora 95 FM, o secretário da pasta, Alaercio Rodrigues, afirmou que a campanha “Não dê esmola, dê oportunidade”, a princípio tem como objetivo despertar a conscientização do verdadeiro sentido do ato de dar esmola, ação que pode gerar efeitos como evasão escolar, a exploração e violação contra crianças e adolescentes e uso de drogas entre outros.
Segundo Alaercio, é preciso conscientizar a população de que essas pessoas em situação de rua precisam de oportunidade para ser resgatadas a uma vida social.
Uma análise feita pela equipe de abordagem, há cerca de 53 pessoas, morando nas ruas de Patrocínio, 40 dessas pessoas vão para o abrigo para dormir e as vezes tentam trabalhar e cerca de 13 pessoas não aceitam ajuda e querem viver em situação de rua.
No ano de 2021, foram realizadas 2.271 abordagens, em um trabalho social com pessoas que ficam nas ruas, foram acolhidos 1.041 viajantes que puderam fazer contato com seus familiares e voltar para suas cidades, e cerca de 31 internações em clínicas para tratamento de dependentes químicos.
Essa campanha vai alertar também a todos que ver pessoas em situação de ruas para ligar no disk abordagem: 3832-1740 ou no plantão 99115-9046 e pedir ajuda para tal pessoa.
O secretário reforçou que, a população não precisa dar esmola porque o município tem os meios para trabalhar com essas pessoas e na medida em que eles recebem as esmolas acaba dificultando os trabalhos que pode ajudar encaminhá-los para um serviço e assim ganhar uma nova direção de vida.
Lembrando que essa campanha provavelmente será lançada no dia 17 de fevereiro em todas as ruas orientando as pessoas e distribuindo panfletos.
Texto: Rosa Machado / Grupo Difusora
Reportagem: Fernando Cássio / Difusora 95
