Notícias

Campanha Vem Cuidar de Mim será lançada pela Casa do Idoso de Patrocínio

17/10/2016 às 10:35

A Casa do Idoso Recanto São Vicente em Patrocínio através de sua atual diretoria liderada por Baltasar Ferreira Rosa, vai lançar em 29 de outubro as 9horas da manhã na Praça Santa Luzia a Campanha intitulada de “Vem Cuidar de Mim”. A ação segundo Flávia Nunes assistente social, da Casa, se deu pela falta de afeto familiar que muitos idosos passam. “Nós os funcionários da Casa do Idoso, somos de certa forma a família de muitos internos, mas como cada um tem a sua obrigação na instituição, agente não consegue dar uma atenção tão individualizada na hora em que eles querem ficar somente conversando, ou contando as suas histórias, e foi pensando nisso que nasceu a ideia de criar o projeto” enfatizou Flávia.

Segundo a enfermeira em instituições de saúde a cidade Elenize Oliveira atualmente membro da diretoria na Casa do Idoso, a instituição conta hoje com 72 vagas e destas 70 estão ocupadas. Existem idosos que estão com a saúde boa, tem outros com dificuldades inclusive de locomoção, de fala, entre outros e isso requer muita atenção multiprofissional. “Nos temos hoje disponível na Casa para cuidar dos internos, fisioterapeuta, nutricionista, psicóloga, enfermeiros, assistente social, fonoaudiólogo, entre outros, e são profissionais que não tem como não podermos contar, diante a necessidade constante dos idosos”.

Quanto a “Campanha Vem Cuidar de Min” ela surgiu para buscar pessoas para adotar um idoso não financeiramente, mas sim com carinho, para dar atenção. De acordo Elenize e Flávia, tem idosos, que possuem parentes e que vão a Casa constantemente para vê-los, mas tem outros que lamentavelmente não tem mais o contato com os familiares nem sequer ligam para saber como estes estão ou se vivos estão, “por mais que nos buscamos por meio de telefone, endereços, não encontramos”.

De acordo com as profissionais, já houve casos de idosos terem complicações em sua saúde, por esperar um contato com filhos, que deixou por um tempo a pessoa na Casa com a promessa de ir fazer visitas constantes e que não mais apareceu no local. Por situações como essas a Campanha será apresentada a população, visando buscar pessoas que queiram apadrinhar um ou mais idosos, “mas o ideal é que se adote um ou no máximo dois, para ser possível dar a atenção que a Campanha busca” disse Elenize.

A Campanha visa levar o autor da adoção, após o cadastro feito junto a Casa, a dar uma maior atenção ao idoso escolhido, seja numa visita, ao longo da semana ou no mínimo uma ligação no decorrer da mesma, uma visita em datas comemorativas, ou uma carta, ações que para muitas pessoas podem parecer simples ou até insignificantes, mas, para os idosos da Casa, terão o poder de “despertar de um sono que poderia ser eterno”, ou de “florescer no jardim de muitos, uma planta que a tempos nem se quer uma folha tinha”.

Os interessados em participar desta campanha de adoção, não precisam esperar a data de lançamento, já podem comparecer a sede da Casa do Idoso Recanto São Vicente, a Rua Cassimiro Santos nº.346 Bairro São Vicente ou entrar em contato através do telefone: 3831 1251.

José Antonio/Grupo Difusora.