Notícias

Reprodução

Campanhas de vacinação contra Sarampo, Poliomielite e Multivacinação são prorrogadas para 04 de dezembro

25/11/2020 às 17:43

As campanhas de vacinação contra a poliomielite, sarampo e de multivacinação foram prorrogadas até o dia 04 de dezembro, em todo o estado de Minas Gerais, devido à baixa procura por parte do público alvo das respectivas vacinas.

Segundo balanço realizado no final de outubro, em Patrocínio, pouco mais de 71% das crianças de até 1 ano de idade haviam sido vacinadas, já as crianças de 1 a 2 anos de idade, pouco mais de 81%, bem como crianças de 2 a 3 anos de idade, onde 82% receberam as doses das vacinas. Já as crianças de 3 a 4 anos de idade pouco mais de 84% foram vacinadas. Dados estes, que resultam em um percentual geral de aproximadamente 80% do público alvo atingido no município de Patrocínio.

Já a vacinação contra o sarampo, que também foi prorrogada para o dia 04 de novembro, não alcançou nem metade do público alvo, totalizando no fim de outubro, 45% de pessoas vacinadas. O alvo desta campanha são os adultos, com idade entre 20 e 49 anos de idade.

É importante lembrar que não existe tratamento para a poliomielite e a única forma de prevenção é a vacinação. A vacina é extremamente segura e possui eficácia entre 90% e 95% para a doença, de acordo com o Ministério da Saúde.

Todas as unidades básicas de saúde (UBS) do município estão abastecidas com as doses e aqueles que ainda não se vacinaram, devem se atentar ao prazo, e procurar a UBS mais próxima.

Texto: Filipe Rodrigues/ Difusora 95