Notícias

CAP é impedido de treinar em sua casa para não estragar gramado
05/01/2018 às 01:05
O secretário de esportes, João Batista Lopes, informou no programa Parada dos Esportes desta quinta-feira (04), que o estádio Pedro Alves do Nascimento estaria liberado para que o Clube Atlético Patrocinense (CAP) pudesse realizar o treino coletivo em preparação para o amistoso de sábado contra o Paracatu. A informação foi dada, o time estava com a programação feita e, por volta de 16h, o elenco grená chegou para realizar os trabalhos. Porém, após os jogadores entrarem em campo, a atividade não pôde ser realizada e o grupo teve que se deslocar até o estádio Daniel Caldeira.
Debaixo de muita chuva, o técnico Rogério Henrique comandou o treinamento e escalou no time titula a mesma formação da quarta-feira, com: Neguetti, Ângelo, Juninho, Rodolfo Mol e Magal; Bruno Moreno, Leomir e Juninho Arcanjo; Ademir, Marcelo Régis e Rychely. Diego Borges foi poupado, pois se queixou de um desconforto na coxa direita, mas disse que para sábado estará em condições de jogar. Já o time considerado reserva treinou com: Cleisson (Maurílio), Luquinha, Dener, Nilo e Maicow; Mario César, Romário, Paulinho Lepeti e Diogo Peixoto; Gênesis e Berg (Quilder).
Ao todo foram oito gols, sendo que Ademir marcou dois, bem como Leomir e Rychely. Marcelo Régis também balançou as redes para o time titular e o destaque entre os reservas foi o artilheiro do Módulo II de 2017, Quilder deixou a marca dele de cabeça. Rogério Henrique deve manter a formação titular para começar o jogo amistoso de sábado, às 16h, contra o Paracatu.
Test-drive
Caso o gramado do estádio Pedro Alves do Nascimento tivesse sido liberado pela empresa que fez a sua recuperação, o treino coletivo seria uma espécie de test-drive para saber como está a situação do campo. O responsável pela empresa que fez o trabalho no gramado, Joel, informou que a reforma foi realizada entre 05 de novembro e 20 de dezembro e o prazo dado para a liberação foi em 13 de janeiro.
Joel explicou que no piso haviam várias espécies de gramas e devido a aplicação de herbicidas seletivos, não foi possível fazer a liberação para os treinamentos. De acordo com ele, se o gramado for utilizado antes do dia 13 de janeiro, podem surgir buracos, inclusive, o excesso de chuvas contribui negativamente na sua recuperação.
Amistoso e dimensões semelhantes ao Independência
A estreia do CAP no Campeonato Mineiro está marcada para o dia 17, contra o América, no estádio Independência, que tem as mesmas dimensões do estádio Pedro Alves do Nascimento, embora seu gramado seja diferente. Com isso, para que os jogadores possam ter noção do espaço, seria necessário realizar pelo menos dois coletivos em seu estádio antes do jogo.
América, Atlético e Cruzeiro não treinam nos estádios onde mandam seus jogos, uma vez que possuem centros de treinamentos com gramados iguais e com as mesmas dimensões de Mineirão e Independência.
Assim que for liberado, o CAP terá cinco dias de preparação em sua casa, mas antes disso, faz amistoso neste sábado contra o Paracatu, às 16h. No horário do amistoso está previsto chuva. O coletivo que estava agendado, serviria para duas situações: que os jogadores pudessem se familiarizar com o piso e também identificar bem os espaços, além de fazer uma espécie de test-drive para saber como está a resistência do gramado que foi restaurado.
O assessor de gabinete, Ivanderlei Silva Santos, o popular Delei, em contato telefônico com a reportagem da Difusora 95 fez o seguinte comparativo: “o gramado é uma pessoa doente. E nós contratamos um hospital para cuidar da pessoa doente. Nós colocamos o gramado na UTI, levou pra CTI, tirou da CTI e levou pro quarto e ainda não recebeu alta”. Delei informou que estão sendo feitos todos os trabalhos para que o estádio possa ter os laudos aprovados, uma vez que firmou compromisso com a Federação Mineira de Futebol (FMF), então, ele não pode deixar o time treinar no campo do Pedro Alves enquanto a empresa contratada para fazer a recuperação não der um aval.

Renato Oliveira
