Notícias

CAR é prorrogado e IEF informa que está fazendo o documento
10/05/2016 às 09:49
Na última quinta-feira (05), a presidente da República Dilma Rousseff assinou Decreto prorrogando por mais um ano o prazo para que os proprietários de imóveis rurais com até quatro módulos possam estar realizando o Cadastro Ambiental Rural – CAR. Já imóveis acima de 160 hectares esse prazo se encerrou na semana passada e o proprietário que não fez o CAR deverá procurar o Instituto Estadual de Florestas – IEF para regularizar a situação.
Pedro Augusto, engenheiro florestal e responsável pelo escritório do IEF em Patrocínio alerta que o produtor que não aderir a esse cadastro está passivo a não conseguir liberação de crédito junto ao BNDS, ou outros bancos e incentivos fiscais. Além disso o CAR é o primeiro processo que o produtor precisa para conseguir a licença ambiental ou outorga para explorar recursos hídricos. Quem estiver com estiver com algum processo sobre corte de árvore nativa, também necessita do Cadastro Ambiental Rural para que o processo seja liberado.
Ele ainda lembra que Patrocínio é uma das cidades do Estado com maio número de cadastros feitos com um total aproximado de 85% e quem ainda não fez, em especial pequenos produtores, podem procurar o IEF para dar início ao processo de regularização.
Renato Oliveira