Notícias

Cardiologista alerta sobre aumento do risco de complicações cardiovasculares no período frio

31/07/2021 às 11:36

Recentemente uma pesquisa da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein apontou que número de internações por insuficiência cardíaca e infartos aumentou em cerca de 30%, no período mais frio do ano. As temperaturas baixas, somadas à falta de umidade, colaboram para uma maior incidência de doenças respiratórias, que também aumentam o risco de insuficiência cardiovascular.

Além das alergias e doenças virais como gripes, resfriados, rinites, sinusites e pneumonias, os clima frio, com temperatura média diária abaixo de 14ºC, também agrava os riscos de causar complicações cardiovasculares, como o Acidente Vascular Cerebral (AVC), a Angina, que é um tipo de dor no peito, a Isquemia no Coração, que é a falta de circulação nas artérias coronárias e Arritmias Cardíacas.

“O que o ocorre é que, com a queda da temperatura, há uma diminuição da circulação sanguínea ao músculo cardíaco, ocasionando a angina cardíaca, que é causada pelo estreitamento das artérias que conduzem o sangue ao coração, ou até mesmo um infarto agudo do miocárdio, associado ou não a uma morte súbita. Isso acontece porque as reações do organismo, em baixas temperaturas, sobrecarregam o sistema cardiovascular, que assim, trabalha mais vigorosamente para manter o equilíbrio térmico”, explicou o médico cardiologista, Dr. Rogério Queiroz.

Para evitar essas complicações, é importante estar ainda mais atento à saúde física e tentar proteger-se do frio, mantendo a temperatura do corpo mais alta. “Recomendamos manter-se agasalhado nesses dias frios, uma alimentação saudável, parar de fumar, controlar a pressão e o colesterol e fazer exercícios físicos, se possível, diariamente”, disse Rogério.

Texto: Thais Busqueiro/Grupo Difusora

Reportagem: Nilton César/Difusora 95