Notícias

Foto: Reprodução

Cartório Eleitoral aguarda autorização para retomada do cadastro biométrico em Patrocínio

22/05/2023 às 14:46

O prazo para os eleitores apresentarem suas justificativas de ausência às urnas se encerrou 60 dias após as eleições de 2022. Quem não compareceu às seções eleitorais e não justificou sua ausência dentro do prazo estabelecido, agora deve regularizar sua situação perante o Cartório Eleitoral, mas será necessário arcar com uma multa no valor de R$ 3,50 por cada pleito que deixou de comparecer.

Para efetuar o pagamento da multa, o eleitor terá a opção de utilizar o boleto bancário, que pode ser quitado por meio do Pix ou diretamente no Banco do Brasil.

É importante ressaltar que a ausência nas urnas pode acarretar algumas consequências, como a impossibilidade de obter a certidão de quitação eleitoral, que é exigida em diversas situações, como concursos públicos e obtenção de passaporte, por exemplo.

Além disso, muitos eleitores têm questionado sobre a situação da biometria, especialmente aqueles que não realizaram o cadastro biométrico antes das eleições.

Em entrevista à Difusora 95 FM, o chefe do Cartório Eleitoral da Comarca de Patrocínio, João Batista dos Reis, informou que a coleta de dados biométricos está suspensa por prazo indeterminado.

No entanto, os servidores do cartório eleitoral já realizaram os ajustes necessários para a retomada do processo de biometria. As câmeras digitais estão prontas para a coleta dos dados, aguardando apenas a autorização do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais.

Estima-se que aproximadamente 11 mil eleitores em Patrocínio tenham deixado de atender ao chamado da biometria obrigatória realizada anteriormente. Além disso, aqueles que fizeram o título de eleitor durante o período de suspensão da biometria, que ocorreu de março de 2020 até a presente data, também precisarão comparecer ao cartório eleitoral para cadastrar seus dados biométricos.

Texto: Gabriela Rabelo/ Difusora 95
Reportagem: Nilton César/ Difusora 95