Notícias

mesário
Cartório Eleitoral da Comarca de Patrocínio se prepara para convocação dos mesários que irão trabalhar nas eleições 2022
01/08/2022 às 18:35
No dia 02 de outubro cerca de 150 milhões de eleitores votam nas urnas em todo Brasil para escolher os ocupantes dos cargos de deputado federal, estadual e distrital, senador, governador e presidente da república.
Para garantir o direito ao voto aos brasileiros com transparência e segurança como fazem a mais de 90 anos, a Justiça Eleitoral contará com a colaboração de cerca de 2 milhões de eleitores mesários.
O chefe do Cartório Eleitoral da Comarca de Patrocínio, João Batista dos Reis, explicou que na fase de conclusão, a nomeação dos mesários que irão atuar na mesa receptora de votos nas eleições de 2022.
De acordo com João Batista, cerca de 1.140 eleitores mesários convocados para os municípios de Patrocínio, Cruzeiro da Fortaleza, Guimarânia e Serra do Salitre. O interessado que ainda não foi convocado para trabalhar como mesário e gostaria de ser convocado pode ligar no telefone do Cartório Eleitoral 3831-5008 e se inscrever como mesário voluntário.
O chefe do Cartório Eleitoral destacou que há certas vantagens para o eleitor que trabalha como mesário como exemplo em caso de empate em um concurso público, ter sido mesário é critério de desempate, o cidadão tem direito de dois dias de folga a cada dia trabalhado ou de treinamento como mesário sem perder o salário.
Não pode participar pessoas que não tenham o 2º gral completo, não pode haver parente e nem cônjuges trabalhando juntos, não pode ser um dos membros de diretórios de partidos políticos caso exerçam função executiva as autoridades e agentes policiais, não pode ser funcionários no desempenho de cargo de confiança do poder executivo e os que pertencem ao quadro de funcionário e colaboradores da Justiça Eleitoral.
Segundo João Batista, dia 15 de agosto é último dia para os partidos políticos, as federações e as coligações requererem o registro de candidatos e os pedidos de registros de candidatura deverão ser encaminhados ao Tribunal Regional de Minas Gerais em Belo Horizonte.
Texto: Rosa Machado / Grupo Difusora
Reportagem: Nilton César / Difusora 95