Notícias

Foto: Reprodução
Casos confirmados de dengue chegam a 69 e município entra na classificação de transmissão média
27/03/2019 às 09:56
Foto: Reprodução
Foi divulgado no final da tarde desta terça-feira (26), um novo boletim sobre a dengue no município de Patrocínio. Segundo foi informado pelo setor da vigilância epidemiológica, já são 69 casos confirmados da doença em um universo de 182 notificações, através dos serviços de saúde do município, que incluem: Pronto Socorro, unidades básicas e hospitais. Segundo revelou o enfermeiro responsável pelo setor da secretaria municipal de Saúde, Gilberto Martins Júnior, o número de casos pode aumentar sem a necessidade de se realizar o teste epidemiológico.
De acordo com Gilberto, os números deste ano superam os de 2018, quando foram notificados 147 casos, sendo que destes, 47 foram confirmados, e Patrocínio passou a ser considerado município de transmissão média. Com isso, ações passarão a serem implantadas para restabelecer a normalidade.
Muitas pessoas com sintomas de dengue tem procurado as Unidades Básicas de Saúde, onde os casos estão sendo notificados e vários confirmados sem a necessidade do exame que comprova ou não a dengue, porém, os casos registrados até o momento são os clássicos e que não evoluíram para óbitos, até o momento.
Um trabalho realizado pelos agentes de endemias registrou que o vírus que está circulando em Patrocínio é tipo 2 e que pode fazer com que pessoas que já tiveram dengue, voltem a apresentar os sintomas da doença, o que pode gerar complicações em relação a primeira vez que o indivíduo foi infectado com o vírus.
Os bairros que tem apresentado o maior número de casos notificados e positivos são: Centro, com casos confirmados, e Santa Terezinha, com casos notificados. Segundo Gilberto, as ações estão voltadas de forma mais efetiva para as regiões onde há mais casos registrados.
Texto: Renato Oliveira/Difusora 95
