Notícias

Foto: Reprodução

Cemig alerta para cuidados com a rede elétrica neste período de chuvas

13/01/2022 às 11:11

As fortes chuvas dos últimos dias têm deixado muitas cidades em estado de alerta devido às enchentes. Diante disso, Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig destaca que é necessário cuidado redobrado por parte da população para evitar acidentes.

Em entrevista à Difusora 95 FM, o gerente de saúde e segurança do trabalho da Cemig, João José Magalhães Soares, ressaltou que energia elétrica e água não combinam. Então a dica é sempre ficar o mais distante possível de um ponto que possa estar energizado.

Caso a residência ou o local em que trabalha está sujeito a alagamento, a orientação de João José é de que vá até o padrão e desligue o disjuntor, com isso, diminui o risco de choque elétrico, danificação do imóvel e de algum equipamento. Além disso, outro ponto a ser observado é tirar os equipamentos da tomada e colocá-los em um lugar mais alto para que no caso de inundações a pessoa não perca o patrimônio.

É necessário ter atenção no volume grande de chuvas com raios, pois, há risco de quedas de árvores. De acordo com o gerente da saúde e segurança do trabalho da Cemig, se cair um galho em frente sua residência nunca tente retirá-los, pode haver uma rede elétrica e, com os fios energizados, a consequência é sofrer um choque elétrico.

Já no caso de ver um fio partido em situações de alagamento, segundo João José, nunca deve se aproximar da região e ligar de imediato para a Cemig no 116 ou para o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

Outro cuidado necessário é não subir em telhado nesse período de chuvas com raios. De acordo com João José Magalhães Soares, geralmente a descarga atmosférica cai no lugar mais alto e se uma pessoa está em cima do telhado fica sujeito a receber o raio, além do risco de queda e de quebra do telhado.

Texto: Maria Gabriela Rabelo/ Grupo Difusora
Reportagem: Filipe Rodrigues/ Difusora 95