Notícias

Reprodução/ Ascom Cemig

Cemig aponta que nível de água na represa de Nova Ponte só deve ser retomado se houver aumento no volume de chuvas na região

15/12/2020 às 09:10

Quem passa pela MGC–462, ou que tenha propriedade ou faça visitações a áreas na região da represa de Nova Ponte tem percebido a pouca quantidade de água do lago, que com o passar dos meses tem demonstrado uma diminuição cada vez mais intensa no nível das águas.

Em entrevista a Difusora 95,3 FM o gerente de planejamento energético da Cemig em Belo Horizonte, Ivan Sérgio Carneiro, o profissional afirmou que realmente o nível do reservatório está muito baixo, em torno de 11% a 11,5% de armazenamento de volume útil.

Ivan explicou que esta não é uma exclusividade do lago de Nova Ponte, mas que os demais reservatórios do sudeste estão, de forma geral, todos com os armazenamentos baixos e isso se deve, sobretudo aos grandes períodos de seca, que a região tem enfrentado.

“Os últimos seis sete anos foram anos em que nós não tivemos muitas chuvas no período chuvoso e isso vem repercutindo bastante nas vazões que chegam nos reservatórios, elas estão realmente abaixo da média”, reforçou Ivan.

O gerente de planejamento energético destacou que, para esta segunda quinzena de dezembro, não há expectativa de chuvas significativas na região, portanto, espera-se uma retomada gradativa das vazões de Nova Ponte, apenas a partir de janeiro do próximo ano, apesar das incertezas climáticas.

Segundo Ivan, o reservatório de Nova Ponte funciona como uma reguladora, pois cumpre seu papel de armazenar grandes volumes, uma configuração normal para aproveitar o potencial hidráulico de um rio.

Então retomando uma situação de hidrologia favorável esse reservatório tem todo potencial para retomar seus armazenamentos mais elevados e níveis de estoque mais altos. A expectativa é de que a partir de janeiro o lago de Nova Ponte consiga retomar gradativamente esse nível de reservatório e voltar a propiciar o uso cada vez mais pleno para a população do entorno.

Texto: Cristiane Andrade/ Grupo Difusora
Reportagem: José Antonio/ Difusora 95