Notícias

Reprodução

Censo do IBGE que deveria acontecer neste ano é adiado para 2021

12/08/2020 às 09:04

As pesquisas realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o censo demográfico, feito a cada dez anos, deveriam ser iniciadas agora no mês de agosto, mas devido à pandemia da Covid-19, a edição deste ano será adiada para o próximo ano.

O coordenador do IBGE em Patrocínio, Edmilson Laurentino, explicou em reportagem à Difusora 95, que por causa da pandemia não foi possível realizar a consulta em domicílios que é feita de forma presencial e por isso não será possível realizar o censo.

Edmilson destacou ainda que, em 2021, todo o procedimento para a realização do censo deve seguir o mesmo cronograma programado para este ano, ou seja, a contratação do pessoal deverá ocorrer em março e o início das pesquisas em agosto.

As demais pesquisas realizadas pelo IBGE continuam normalmente sendo feitas por telefone. O coordenador do IBGE em Patrocínio pede que a população responda às pesquisas, principalmente sobre o coronavírus, pois a pesquisa é para saber como o coronavírus tem afetados às pessoas, não só na saúde, mas também na economia.

Em caso de dúvidas no momento de responder à entrevista, a pessoa pode confirmar se quem está do outro lado da linha realmente trabalha no IBGE. Edmilson explicou que não é necessário responder as perguntas no primeiro contato. A pessoa pode pedir o RG de quem recebeu a ligação e entrar no site do IBGE para confirmar se realmente se trata de um colaborador e responder o questionário posteriormente.

Texto: Cristiane Andrade/ Grupo Difusora
Reportagem: Nilton César/ Difusora 95