Notícias

Foto reprodução

Cerveja sem álcool é segura? Conheça benefícios e contraindicações da bebida

07/03/2024 às 17:23

Quando comparada a outras bebidas, como refrigerantes, a cerveja não alcoólica apresenta baixo teor de carboidratos e calorias.

Considerada uma alternativa mais saudável e segura para consumo, a cerveja sem álcool tem se popularizado entre pessoas que buscam por um estilo de vida mais saudável. Acredita-se que ela contribua com os mesmos benefícios da bebida tradicional, mas sem os malefícios causados pelo álcool.

A cerveja é uma receita simples, que contém ingredientes como água, cevada, cereais não maltados e lúpulo. A retirada do álcool é feita após a fermentação natural da bebida, mantendo a totalidade dos nutrientes provenientes dos ingredientes originais, conforme explica Débora Palos, nutricionista da Clínica Dra. Maria Fernanda Barca.

A especialista ainda aponta que, quando comparada a outras bebidas, como refrigerantes e sucos industrializados, a cerveja sem álcool tem baixo teor de carboidratos e calorias. “Além disso, tem ingredientes naturais, é livre de açúcar adicionado, não tem adoçantes artificiais e nem corantes ou conservantes”.

Cerveja sem álcool realmente não contém álcool?

Depende. A legislação brasileira considera que bebidas com até 0.5% de teor alcoólico entram na categoria de não alcoólicas, de modo que algumas versões são vendidas dessa forma — embora contenham um pequeno teor na composição. Por isso, dependendo do processo de fermentação usado, é possível encontrar versões com 0% de teor alcoólico ou com até 0,5%.

Segundo a nutricionista Charlene Monteiro, pessoas que não podem ingerir nenhuma quantidade de álcool, como aquelas em tratamentos específicos, devem ficar atentas aos tipos de cervejas sem álcool comercializadas e se elas, de fato, não possuem nenhum teor alcoólico.

Quais os benefícios da cerveja sem álcool?

Devido à sua composição de cereais, a cerveja sem álcool é fonte de vitaminas do complexo B — ajudando nos mecanismos de energia do corpo, segundo Débora. A presença de vitamina B6 (ácido fólico) também auxilia na saúde do coração e do cérebro.

O lúpulo e o malte trazem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antiobesogênicas. Entre os antioxidantes naturais, destacam-se os flavonoides e os ácidos fenólicos, que ajudam a combater o envelhecimento celular e melhoram a microbiota.

O lúpulo também pode aumentar o GABA, um neurotransmissor, e com isso auxiliar no controle do estresse, da ansiedade e também favorecer o sistema imune. “Propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias ajudam a combater os radicais livres, reduzindo o risco do aparecimento de várias doenças crônicas — como doenças cardiovasculares e até mesmo câncer”, explica Charlene.

A cerveja sem álcool também pode contribuir para a hidratação devido à sua ação isotônica, uma vez que grande parte de sua composição é água, sódio e potássio — compostos que são perdidos por meio do suor em dias muito quentes ou durante a prática de exercícios.

É importante destacar que, assim como qualquer outra bebida e alimento, o consumo deve ser feito com moderação. Ainda é preciso mais estudos com embasamento científico para comprovar todos os benefícios da cerveja não alcoólica.

Cerveja sem álcool é realmente segura?

O consumo da cerveja sem álcool é seguro, mas é importante considerar alguns fatores quanto à sua composição. Segundo Charlene, pessoas com diabetes devem se atentar à quantidade de açúcar presente na bebida. Nesses casos, existem versões low carb que são mais indicadas para esse grupo.

Além disso, as contraindicações também existem para pessoas com alguma intolerância ou sensibilidade aos ingredientes da cerveja, como cevada, cereais não maltados e lúpulo. “Além disso, deve-se lembrar que cada indivíduo possui um organismo e respostas aos alimentos, devendo sempre ter um individualismo nas recomendações”, aponta Débora.

Também é importante esclarecer que, embora tenha menos calorias e carboidratos do que refrigerantes e sucos industrializados, algumas cervejas sem álcool possuem ainda mais carboidratos em sua composição que sua versão alcoólica. Embora seja um nutriente importante para o organismo, é fundamental moderar o consumo.

Gestantes e lactantes podem consumir cerveja sem álcool?

Os efeitos da cerveja não alcoólica na gravidez e amamentação precisam de uma investigação aprofundada para determinar se o consumo é realmente seguro para esse grupo. Uma vez que algumas versões podem conter certo teor alcoólico, embora muito baixo, gestantes e lactantes são contraindicadas ao consumo da cerveja sem álcool.

Uma vez que você está buscando a recuperação do vício em álcool, a cerveja sem álcool pode parecer uma opção atraente e segura.

Afinal, isso não vai deixá-lo bêbado e causar problemas como comportamento imprudente, julgamento prejudicado ou desmaios.

No entanto, a cerveja sem álcool tem vários problemas dos quais você deve estar ciente.

Eis por que os alcoólatras em recuperação devem evitar a cerveja sem álcool.

POR QUE A CERVEJA SEM ÁLCOOL É PERIGOSA PARA A RECUPERAÇÃO DE ALCOÓLICOS?

Você pode preferir a cerveja sem álcool porque não gosta de se sentir excluído durante festas e outras ocasiões sociais em que as pessoas estão bebendo. No entanto, é melhor ficar com água ou refrigerantes nessas reuniões.

Existem muitas outras maneiras de se divertir que não se concentram em ficar bêbado.

Embora seja quase impossível para a cerveja sem álcool deixá-lo embriagado, a bebida pode ser um gatilho poderoso, criando desejos que configuram as circunstâncias para uma recaída. O risco não vale a pena sacrificar sua sobriedade.

Considere estes perigos da cerveja sem álcool:

AINDA TEM ÁLCOOL

Você pode se surpreender ao saber que a maioria das cervejas sem álcool ainda contém vestígios de álcool.

É improvável que você note qualquer efeito ao beber uma quantidade tão pequena de álcool, mas isso não significa que não possa abrir caminho para racionalizar a ingestão de uma bebida mais forte.

Ceder à tentação e beber uma cerveja sem álcool pode desfazer anos de progresso, recomeçando o ciclo vicioso de desejo e destruição.

O VISUAL, O CHEIRO E O SABOR

Apesar do baixo teor alcoólico, a cerveja sem álcool é exatamente como a cerveja normal. A aparência, o cheiro e o sabor da cerveja – até mesmo o fato de o rótulo e a garrafa serem praticamente idênticos – podem ser um gatilho significativo para alguém no início da recuperação.

As mesmas experiências sensoriais associadas ao consumo de cerveja, menos o efeito intoxicante, podem causar frustração.

A cerveja sem álcool pode desencadear uma condição conhecida como recordação eufórica, uma forma de memória seletiva na qual um viciado em recuperação glamouriza seu vício ativo, ignorando todos os efeitos negativos que teve em sua vida. Diante de desejos extremos, esse problema se intensifica ainda mais.

SERVE COMO MULETA COMPORTAMENTAL

Para um alcoólatra em recuperação, beber cerveja sem álcool serve como uma ladeira escorregadia. Escolha novos amigos e novos hábitos mais saudáveis.

Adictos em recuperação devem trabalhar todos os dias para evitar uma recaída. Isso significa evitar pessoas, lugares e coisas associadas ao seu hábito de beber.

Depois de sair da estrutura do tratamento, será essencial que você estabeleça novos hobbies, amizades e comportamentos que não girem em torno da bebida.

Para um alcoólatra em recuperação, beber cerveja sem álcool serve como uma ladeira escorregadia.

Mesmo que você não fique bêbado, os impulsos e gatilhos que isso cria podem ser muito poderosos. É melhor ficar no caminho seguro e evitar cerveja sem álcool.

VOCÊ PRECISA DE AJUDA PARA SEU VÍCIO DE ÁLCOOL?

O desejo de beber cerveja sem álcool pode significar que você não é tão dedicado à sua recuperação quanto deveria e que não está totalmente disposto a deixar a negatividade de seu vício para trás.

Também pode indicar que você não abordou totalmente as razões por trás do seu problema de abuso de substâncias, o que pode sugerir a necessidade de um ambiente que forneça estrutura e responsabilidade adicionais.

Você merece encontrar felicidade e realização na vida. Na Clínica Jequitibá oferecemos uma vida sóbria de alta responsabilidade. Nossas instalações proporcionam uma transição suave do tratamento para o “mundo real”.

Ao participar de um tratamento de longo prazo com alto nível de estrutura, você mergulha na cultura de recuperação e se prepara para o sucesso.

Fonte: minhavida Alimentação

>>>CLIQUE  AQUI E PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS DA DIFUSORA 95 NO WHATSAPP <<<<