Notícias

Reprodução

Chuveiro elétrico pode ser responsável por até 30% da fatura global da residência

25/05/2022 às 15:21

Com o período do inverno se aproximando e a chegada de frentes frias as pessoas tendem a tomar banhos mais quentes e demorados. Diante do maior tempo de funcionamento do chuveiro elétrico a conta de energia também aumenta.

Em entrevista à Difusora 95 FM, o engenheiro de eficiência energética da Cemig, Thiago Douglas, destacou que o chuveiro elétrico pode ser responsável por até 30% da fatura global da residência.

“No mercado nós temos opções que vão de 3.200 a 7.500 watts e essa potência está intimamente ligada ao consumo de energia que aquele equipamento terá, quanto mais alto maior o consumo”, afirmou Thiago.

Uma dica do engenheiro de eficiência energética são as duchas eletrônicas que tem um preço acessível e permite ajustar a temperatura em posições intermediárias e não apenas as posições inverno e verão. Portanto, permite ajustar e gerar uma pequena economia no uso do chuveiro.

Quanto às questões de segurança, Thiago ressalta que toda substituição seja do chuveiro ou até mesmo da resistência elétrica deverá sempre ser feita por um profissional habilitado, garantindo que o circuito seja desenergizado com o desligamento do disjuntor.

Texto: Maria Gabriela Rabelo/ Grupo Difusora
Reportagem: Filipe Rodrigues/ Difusora 95